quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

+++ discos +++ 1989



Last but not least o espaço devido aos De La Soul e, muito provavelmente, a um dos melhores álbuns de hip-hop de sempre 3 Feet High and Rising. A denominada daisy-age a par com It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back dos Public Enemy constituíram a minha iniciação n' Os Caminhos do Rap.

Nova década, literalmente, a caminho...

#

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Confiança


Praia Sta. Bárbara - Ribeira Grande Foto Francisco Botelho

No final de cada ano desfragmentamos a memória dos assuntos que compõem a nossa agenda - mediática, política e mundana. Televisões, jornais e revistas fazem o balanço do ano que agora termina. Os comentadores de serviço falam da prestação dos eleitos, dos maiores feitos científicos, culturais e desportivos. Por esta altura surgem igualmente os inefáveis vídeos de gafes e de apanhados e o habitual slideshow com as imagens emblemáticas do ano. Barack Obama estará em muitas mas a Crise será uma senão mesmo a figura do ano.

Nós por cá teremos de fazer referência, óbvia, numa "selecção" assumidamente pessoal: às eleições que este ano levaram o país três vezes às urnas, em que os eleitores demonstraram que são capazes de discernir o acto a sufrágio; a nomeação de Gabriela Canavilhas para Ministra da Cultura. Uma "perda" para a região mas um ganho muito positivo para o todo nacional, com claros resultados já amplamente aplaudidos; o chumbo na Assembleia Legislativa Regional do diploma que pretendia a legalização da sorte de varas na Região; a chegada dos novos aviões Q200 que deram assim início à renovação da frota da SATA Air Açores; ao "falhanço" da conferência de Copenhaga; ao acordo entre o Governo Regional e os Estaleiros de Viana de Castelo no processo de construção dos navios Atlântida e Anticiclone; à tempestade que por estes dias assola as ilhas, e o país, e que muitos estragos já provocou, com particular violência nas freguesias de Agualva, Quatro Ribeiras e Vila Nova, na ilha Terceira...

E a Crise e o Desemprego?! Ninguém no seu bom senso deseja a quem quer que seja que a Crise lhe bata à porta. Houve quem quisesse uma Crise a toda a força para justificar uma posição político-partidária. No entanto, quem gere os destinos dos Açores age ou tem agido em conformidade com as dificuldades sentidas por todos os Açorianos que têm sido, directa e indirectamente, atingidos pelo desemprego ou por situações de carência. Não podemos ser hipócritas e afirmar que todos vão voltar a ter emprego amanhã, nem que a situação que vivemos será resolúvel como por magia. Fazer com que os efeitos da crise sejam mais ténues nos Açores ou desejar que a mesma não se prolongue indefinidamente revela, isso sim, responsabilidade e sentido de estado. E tenta, por essa via, induzir confiança nos cidadãos, na medida em que muito desta Crise se demonstra pelo recuo do índice de confiança dos consumidores. Isto apesar do relatório trimestral da Comissão Europeia, publicado em Dezembro, ter posto fim à recessão na Zona Euro.

"Sorrir" é fácil. Governar é bem mais delicado do que isso. Já vivemos dias melhores, é certo, mas há que ter confiança. Um bom ano para tod@s!


* Publicado na edição de 29/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A não perder

Esta incontinência.

#

+++ discos +++ 1989



Omega Amigo foi lançado em 1989 como single ao álbum En-Tact de 1990 dos The Shamen. Banda influente no verão quente desse ano (o chamado Second Summer of Love), cujo som era dito, a critérios da época, como futurista e revolucionário. Compra em formato vinil a aguardar melhores dias e utilização...

#

domingo, 27 de dezembro de 2009

Leitura dominical

Considerações a reter sobre a necessidade do fomento de sinergias no espaço finito da ilha.

#

sábado, 26 de dezembro de 2009

Este Sábado e Domingo



É possível visitar os Jardins do Palácio de Santana entre as 14h00 e as 19h00 deste sábado e domingo, dias 26 e 27 de Dez.

Se o tempo colaborar esta é uma sugestão a ter em linha de conta.

#

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Boas Festas & Feliz Ano Novo


© Fernando Resendes

Car@s Amig@s,

Os meus sinceros votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo!
«(...) porque as únicas pessoas autênticas para mim são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por ser salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, aquelas que nunca bocejam ou dizem um lugar comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas peças de fogo-de-artifício a explodir entre aranhas, entre estrelas (...)» Jack Kerouac On the Road *
* Uma anotação Geométrica(s)

#

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Grandes Notícias

ENVC pagam 40 milhões de euros e ficam com navios Atlântida e Anticiclone
Melhor presente para a Região, para Secretaria Regional da Economia e para Vasco Cordeiro, seria difícil!

#

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Medida inconsequente



O «estado de espírito» do Natal no Concelho Feliz.

#

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A notícia do dia (e quiçá da semana!)



Há destaque e há destaques...outros há que não os sei classificar. Sei, no entanto, que a agenda noticiosa está curta mas isto* é ridículo. Adiante.


* Destaque na rubrica "Para a semana é notícia" na página 3 da edição do AO de 20.12.09

#

domingo, 20 de dezembro de 2009

"A cultura é o petróleo português"

Entrevista ao Expresso da nova directora da Cinemateca Portuguesa - Maria João Seixas.

#

sábado, 19 de dezembro de 2009

Diz que é uma espécie de acordo

Copenhagen closes with weak deal that poor threaten to reject
Nos últimos dias de negociações houve quem defendesse "que um mau acordo em Copenhaga será pior que nenhum acordo". E no final foi isso que veio a acontecer. 2 semanas de reuniões provaram não ser suficientes para os países do globo. Os líderes mundiais também não foram capazes de derrubar os muros que os separam. E com este desfecho a relevância e o papel decisivo das Nações Unidas na mediação de questões globais acaba fragilizado.

Uma das frase que melhor definem o que se passou por estes dias em Copenhaga vem de um suspeito pouco ou nada costumeiro - Hugo Chavez, que disse o seguinte: "If the climate was a capitalist bank, the rich governments would have saved it". Esta acutilância é tremendamente assustadora, não?!

#

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Portugal importa quase quatro vezes mais bens culturais do que aqueles que exporta


Foto Filipe Franco

Esta é a conclusão do Instituto Nacional de Estatística (INE) que ontem divulgou os dados relativos ao relatório "Cultura 2008".

O ano passado, nos Açores, as câmaras municipais desinvestiram 6,7%, contrariando, dessa forma, a tendência das suas congéneres nacionais. Um dado a reter e que, a bem de todos os açorianos, convém que seja rectificado.

#

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Trabalho em rede


Foto Net-Map @ Visual Complexity

Em Ponta Delgada deu-se início ao processo de restituição de um Cineclube à cidade. Tempos houve em que a necessidade o justificou. Por motivos que não cabe aqui explicar, este encerrou a sua actividade. Mais recentemente, por acasos e causalidades momentâneas, podemos considerar que tal deixou de se justificar. Hoje por razões, que nem só a crise explica, muitos clamam a sua existência.

Pertenci a um núcleo que, durante alguns anos, promoveu o cinema nas suas várias vertentes, em São Miguel. A reabilitação do cineclube na cidade e na ilha - pois defendo que não podemos circunscrever a acção do mesmo ao perímetro urbano - é uma ideia antiga, mas que toma forma só agora, sobretudo por questões de ordem técnica, bem como, é certo, pela conjugação de vontades várias.

Com este exemplo gostaria de chamar a vossa atenção para a necessidade e o incremento que deve ter, independentemente dos sectores de actividade, o trabalho em parceria ou em rede. Não só o espaço físico que nos rodeia é finito e escasso, os recursos financeiros também são. Multiplicar infra-estruturas sem planear o seu funcionamento futuro revela-se como um risco especulativo, e se em alguns casos ele é controlado, noutros é contraproducente e irresponsável.

Faço minhas as palavras do presidente do Governo dos Açores quando declara “a absoluta necessidade de as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as Casas do Povo, os centros paroquiais e as Misericórdias actuarem cada vez mais em rede” (...) “que os Açores não são uma região rica e que não é possível dotar cada infra-estrutura de toda a panóplia de equipamentos” e “que todas essas instituições devem ter a capacidade de comunicarem entre si, de aproveitar recursos comuns e de partilhar experiências e públicos destinatários”, reforçando, por esta via, a ideia de articulação, como meio de melhorar a eficiência das instituições públicas e privadas na área social.

A acção política não acaba na obra e muito menos no acto da inauguração. No entanto, há quem não pense assim e governe a cogitar o retrato.


* Publicado na edição de 15/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bom dia com Mau tempo



Esta manhã assisti através da RTP-A às primeiras imagens do mau tempo que se fez sentir esta noite na ilha Terceira. Parte do problema está diagnosticado pelo responsável da Protecção Civil dos Açores mas há situações imprevisíveis e foi isso que, infelizmente, aconteceu. Danos materiais elevados mas sem ferimentos ou mortes a registar. Menos mal.

#

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Paisagem artificial


Foto Eduardo Resendes | Rua dos Mercadores - Ponta Delgada | Açoriano Oriental (13.12.09)

A oportunidade desta imagem leva-me a sugerir que o jornal crie um espaço próprio online para esta rubrica, de modo a que a mesma estivesse sempre disponível e que por essa via fosse mais apetecível e próxima a participação dos eleitores.

Os comentários à ilustração ficam desse lado...

#

domingo, 13 de dezembro de 2009

+++ discos +++ 1989



Cosmic Thing foi o disco que marcou o regresso dos B-52's após um interregno imposto pela morte do guitarrista em 1985. Banda e disco apresentados por mão amiga e que tocou incessantemente nesse e nos anos que se seguiram. Para além dos sucessos mais óbvios como Love Shack, Roam ou Channel Z a esta distância fico-me mais por Deadbeat Club ou por Follow your Bliss.

O que conta é que 1989 caminha(va) a passos largos para o seu fim. 1990 daria início a uma grande década...

#

sábado, 12 de dezembro de 2009

Sinal do tempo

Por razões de ordem técnica o Reporter anda mais activo por aqui. A emissão no blog segue dentro de momentos...

#

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Boas notícias

EDA investe no abastecimento dos carros eléctricos
Uma abordagem cada vez mais próxima e que passa de inverosímil a real.

#

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Quantos são?!


Ponta Delgada, Agosto'09

Ainda há moradores no centro histórico de Ponta Delgada?!

#

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Questões em aberto

Problema de dupla personalidade? *

Recentemente escrevi, nestas páginas, que um partido na oposição tem, também, a responsabilidade de apresentar propostas credíveis e exequíveis, sob pena de perder a sua credibilidade perante os eleitores. Como que a negar esta premissa, a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou que pretendia descer em um por cento o IRS para os contribuintes do concelho, sabendo, de antemão, que não poderia concretizar esta medida, uma vez que a mesma está dependente da aprovação de legislação regional, que, até agora, não foi proposta por nenhum partido. Berta Cabral continua a mostrar publicamente a sua dupla personalidade. Quando entra na Câmara Municipal, pretende baixar o IRS. Quando veste o casaco de líder do PSD/Açores, como recentemente nas jornadas parlamentares, na ilha de Santa Maria, esquece-se de dar indicações objectivas para o seu Grupo Parlamentar apresentar, no nosso Parlamento, uma iniciativa legislativa que permita o seu objectivo. A Presidente do PSD/Açores, que até foi secretária regional das Finanças, não se lembra que esta medida tem implicações orçamentais, que, como tal, obriga a uma alteração aos documentos do Governo Regional dos Açores que estiveram em debate no plenário de Novembro. Em consciência, não acredito que a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada desconhecesse que seria necessária legislação regional que lhe permitisse baixar o IRS no concelho. Aliás, seria até bastante grave se assim fosse. Perante isso, a única explicação que encontro para este novo episódio de dupla personalidade reside na demagogia que caracteriza a sua acção política. Berta Cabral já sabia que não podia reduzir o IRS. Sabia, também, que não mexeu uma palha para que isso fosse possível, mas queria passar este ónus para o Parlamento. Seria muito mais confortável. À imagem do que se verificou na noite das eleições autárquicas, Berta Cabral apresentou um conflito de personalidade, que se acentua conforme é Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada ou Líder do PSD/Açores. Existe, ainda, uma outra possibilidade: a do seu Grupo Parlamentar não lhe ligar nenhuma e fazer tábua rasa das suas pretensões. Prefiro acreditar que é um apenas um problema de personalidade.

Hélder Silva, Deputado na ALRAA pelo PS


* Artigo de opinião publicado no AO de 06.12.09

#

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A partir de hoje


E até dia 17 Dez'09 em Copenhaga.

#

domingo, 6 de dezembro de 2009

Recolha (pouco ou nada) selectiva


Escola das Anexas - Ponta Delgada, Dezembro'09

A recolha selectiva em Ponta Delgada deixa, em determinados locais, muito a desejar. A adesão da população é inequívoca. Mas o que fazer quando a recolha não é a melhor?! O resultado está à vista. Péssima qualidade do lixo recolhido, cujo aproveitamento será praticamente nulo. E com a agravante de vir a desmobilizar quem já o faz quotidianamente e que de início terá sido muito céptico na assumpção dessa prática.

Repensar estas e outras questões relacionadas com o Lixo, é preciso!

#

sábado, 5 de dezembro de 2009

Há muito boas surpresas no interior...

Açores, incluídos! Entrevista e reportagem da Visão à nova Ministra da Cultura.

#

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Copenhaga - 3 dias



E a pressão adensa-se: «Greenpeace provoca líderes mundiais com um eventual falhanço em Copenhaga».

Al Gore também já cancelou a sua presença.

As perspectivas não são nem pode ser, para já, animadoras.

#

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cultura de Desenvolvimento


BPARAH | Inês Lobo Arquitectos

A Cultura tem vindo a gizar, com rigor e a necessária ambição, uma presença cada vez mais significativa na orientação estratégica dos e para os Açores.

No Plano e Orçamento para 2010 o Governo dos Açores afectou cerca de 22,5 milhões de euros na defesa do património e no apoio às actividades culturais no arquipélago. Um aumento de 25,83% em relação a 2009.

Este investimento significativo encontra a sua maior expressão nos inúmeros projectos em obra, contidos no programa de defesa e valorização do património arquitectónico e cultural, com destaque para: a empreitada de construção da nova Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo; o Arquipélago - Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande; a ampliação do Museu da Graciosa; a construção do Centro Cultural Multiusos no Corvo; a finalização da reconversão do Recolhimento de Santa Bárbara e as intervenções museográficas e a manutenção, que se impõe, de todos os Museus da Região. Em 2010 dá-se início ao período de Comemorações do Centenário da República, com um vasto programa comemorativo em todas as ilhas, com particular relevância na criação da Casa Manuel de Arriaga, na Horta. Uma obra cujo processo museológico está em preparação e cuja repercussão não se esgota no carácter simbólico da sua concretização.

A aposta formativa e na criatividade, bem como, na promoção exterior do tecido cultural insular estão igualmente presentes no documento agora aprovado. Destaco, naturalmente, o programa de Bolsas de Formação e Criação Artística recentemente introduzido, bem como, a aposta continuada das dinâmicas de proximidade pedagógica, casos da Rede de Leitura Pública, da Lira Açoriana, do projecto da Orquestra Francisco de Lacerda e do projecto pioneiro do Museu Móvel (afecto ao Museu Carlos Machado) que foi, por estes dias, distinguido com um prémio da Associação Portuguesa de Museologia para o melhor serviço de extensão cultural.

A Cultura é um sector de importância fulcral como “factor intangível de desenvolvimento” (Carlos L. Medeiros, «Cultura, Factor de Criação de Riqueza», UCP, Lisboa, 2008), e a aposta continuada, nesta área, segue esta mesma estratégia como vector basilar na formação, valorização e estímulo da sociedade açoriana.


* Publicado na edição de 01/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Inovador



A Secretaria Regional da Saúde lançou, ontem, Dia Mundial da Sida, um concurso de vídeos em telemóvel sob o lema "combate o VIH/SIDA".

Uma iniciativa inovadora, apontada à sensibilização das gerações mais novas e às novas formas de socialização por via das redes sociais (que de virtual têm muito pouco).

#