sexta-feira, 30 de abril de 2010

Em ruínas


Foto CA

Este episódio veio colocar a descoberto o estado calamitoso em que se encontra parte significativa do centro histórico de Ponta Delgada. E deu prova daquilo que é visível e que se torna cada vez mais previsível.

O ónus da recuperação é, nas palavras do responsável pela protecção civil do munícipio, no local (vereadores ou outras patentes, nem vê-l@s!), repassado aos privados, apenas e só. Não posso estar menos de acordo com esta posição egoísta.

Em Lisboa, apenas a título de exemplo, existe uma sociedade de reabilitação urbana que dá apoio técnico e promove a dinamização de uma determinada zona da urbe que carece de intervenção. O município não fica à espera do munícipe e age em conformidade com as suas necessidades. Por cá ficamos pelo anúncio e pela fotografia.

Ponta Delgada precisa muito mais do que isentar taxas e publicitar que viver no centro histórico é "moda".

Há quem não queira ver (ou ler) as evidências e prefira sacudir a água do capote. É, de facto, mais fácil.

#

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Divulgação endémica






A Feira do Livro de Lisboa abre hoje e conta, na inauguração oficial, com a presença de Paulo Teixeira Pinto, Presidente da APEL, Manuel Salgado, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura.

Os Açores participam, pelo segundo ano consecutivo, através da Direcção Regional da Cultura, na Feira do Livro de Lisboa com um Pavilhão da Região Autónoma dos Açores.

O objectivo é, para o Director Regional da Cultura, um «(...) evento fundamental no domínio da promoção do livro e do fomento dos hábitos de leitura, contribui para o aumento do nível de literacia em Portugal e, no âmbito da presença açoriana, constitui-se como mais uma oportunidade para a divulgação do livro açoriano num mercado que tem vindo a revelar especial apetência para esta temática. Ao promovermos a divulgação dos livros dos Açores estamos paralelamente a projectar os autores açorianos, a contribuir para a dinamização do livro e da leitura e a fomentar o conhecimento sobre os Açores no contexto cultural nacional».

A aposta na promoção, no exterior, do tecido cultural insular deve constituir-se, sempre, como uma prioridade da acção governativa regional.

Esta presença é um bom exemplo disso.

#

quarta-feira, 28 de abril de 2010

'Guião' para as Indústrias Culturais e Criativas na Europa



A cultura entrou, finalmente, na agenda política da UE e, neste momento, está oficialmente aberto o período de contributos (até 30 Jul'10) para a elaboração do Livro Verde das Indústrias Culturais e Criativas, que deve ser visto no horizonte da Estratégia Europa 2020 e no âmbito do plano de relançamento da economia europeia dos próximos dez anos.

Temos todos, com certeza, uma palavra a dizer.

#

terça-feira, 27 de abril de 2010

E mesmo ao cair do pano
















A notícia que Manuel Alegre apresentará a sua candidatura presidencial nos Açores na próxima 3ª feira, 4 de Maio, pelas 18h30, no Salão Nobre do Teatro Micaelense.

Votei Alegre há 4 anos, voltarei a fazê-lo nas presidenciais de 2011.

* título inspirado daqui

#

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Arquipélago


Foto Filipe Franco

O processo do Centro de Arte Contemporânea dos Açores - Arquipélago, contendo todos os projectos de especialidade, vai ser entregue até ao próximo mês de Junho. O que, a concretizar-se, possibilitará o início dos procedimentos concursais para o arranque, efectivo, da obra.

Esta é, sem margem para muitas dúvidas, uma boa notícia... Venham mais!

#

domingo, 25 de abril de 2010

Liberdade e liberdades



Um hino geracional à 'liberdade'... Os dados históricos.

#

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro



A minha modesta contribuição em Dia Mundial do Livro para o acervo da Biblioteca da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O agradecimento especial à Livraria Solmar pela amável e pronta colaboração.

#

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Roteiros Culturais


foto Pedro Caetano

O Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou, esta quinta-feira, um Projecto de Resolução que prevê a criação de Roteiros Culturais, de abrangência regional, em torno das figuras açorianas de relevo da área artística.

"Propomos, em termos simbólicos, que o primeiro a ser criado seja o 'Roteiro Anteriano', em São Miguel", indicou o deputado do PS, Alexandre Pascoal, que falava na apresentação da iniciativa legislativa, durante o plenário que está a decorrer na cidade da Horta.

Segundo o deputado do PS/Açores, a Resolução agora apresentada propõe, ainda, que sejam constituídos outros roteiros culturais nos Açores, nomeadamente, o de Vitorino Nemésio, na Terceira; Francisco de Lacerda, em São Jorge; Dias de Melo, no Pico; João Correia Rebelo, nas ilhas de São Miguel e Terceira; Ernesto Canto da Maia, em São Miguel, entre outros.
"Complementarmente à criação do 'Roteiro Anteriano', propomos a requalificação do 'Largo da Esperança', situado no Campo de São Francisco, através da colocação de uma placa identificativa e de homenagem junto ao banco, onde Antero se suicidou", afirmou Alexandre Pascoal.

A materialização destes roteiros passa, também, pela elaboração de brochuras de acompanhamento com a indicação dos percursos a efectuar, contendo um mapa de localização, fotografias identificativas, notas históricas e complementares, grau de dificuldade, distância, duração, e outro tipo de informações relevantes.

Alexandre Pascoal justificou esta iniciativa legislativa com a necessidade de salvaguardar e transmitir a cultura e identidades regionais, face à tendência globalizante.

Além disso, os roteiros culturais permitem aos habitantes e visitantes a "descoberta de novos motivos de atracção a esta Região, já de si tão rica do ponto de vista natural, patrimonial, artístico e cultural, convidando todos a fazer parte da História e a vivê-la nos seus percursos", explicou o parlamentar socialista.

Na apresentação da iniciativa, o parlamentar socialista salientou, também, que o turismo cultural é um produto estratégico que necessita de ser incrementado nos Açores.

Na sequência da apresentação efectuada em plenário, o Projecto de Resolução da bancada socialista vai baixar à Comissão Permanente competente para ser analisado, voltando, depois, ao plenário para debate e votação final.

* nota de imprensa do GPPS

#

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entrevista















"Se não tivesse subido aos palcos, a política era mais difícil"
Para ler na íntegra.

#

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Calendário

















Ontem Antero e o Açoriano Oriental, hoje o PS.

#

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Em trânsito







A caminho da Terceira para participar no XIV Congresso PS/Açores que terá lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

Este é o 1º congresso depois da vitória do PS nas eleições regionais de 2008. E, para além, do que se fala em surdina, a discussão estará centrada no «(...) que cada um deve fazer no partido e mais o que o partido pode fazer por todos os açorianos (...)».

É, igualmente, a minha estreia como participante directo numa reunião partidária com esta dimensão. As expectativas são moderadas. O ambiente nos bastidores prevê-se concorrido.

Manter-me-ei atento...

#

Madrid » Lisboa


















Inaugura hoje, no Palácio das Galveias, pelas 21h30, a segunda versão da exposição "Canto da Maia - o Escultor Português do Silêncio" que, depois de Madrid, se expõe agora em Lisboa.

A exposição do escultor açoriano é concebida no âmbito da programação "Açores 2010 - Região Europeia de Cultura", e está aberta ao público de 17 de Abril a 30 de Maio.

#

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Parcerias

A Direcção Regional da Cultura assina hoje em Lisboa um protocolo com Fundação Medeiros e Almeida.

Para o Director Regional da Cultura "a celebração deste protocolo é mais um instrumento de que a Região passa a dispor tendo em vista possibilitar uma maior e mais abrangente divulgação e presença da cultura Açoriana no exterior".

O futuro também passa por aqui, por tornar visível aquilo que por cá se faz.

#

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Post-it

«(...) Aprendera, pelos seus próprios meios, que o trabalho não é um valor em si mesmo e que se limita a proporcionar o mais inestimável dos bens: o tempo. (...
António Sousa Homem, in Correio da Manhã de 11/04/10

#

terça-feira, 13 de abril de 2010

Incompreensível

















"Número dois" do Vaticano relaciona pedofilia com a homossexualidade
Esta fuga em frente não irá impedir que as fogueiras continuem a arder...em lume brando.

#

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Questões de género






















Não deixa de ser curioso que um partido que só fala em mudança (!) não se adeqúe às evidências operadas ou em curso no país.

#

domingo, 11 de abril de 2010

Help!


Hoje ouvi aquilo que me pareceu ser um pedido de ajuda...forçado e passadista.

#

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Anjo da guarda






















Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

#

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Destaque


A exposição Tecer Relações: Paramentaria e Vivência Religiosa nos Açores mereceu destaque no directório da revista Darco.

Uma referência via Açores 2010.

#

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Colóquio










Hoje, no Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a partir das 14h30, realiza-se o colóquio: "Açores: Uma Reflexão Sobre a Pobreza e o Desenvolvimento Social", no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social (AECPES).

O programa do encontro.

#

terça-feira, 6 de abril de 2010

Estorvo






















Apesar de já ter sido dada nota sobre a presença destas 'grades' num parqueamento pago, as mesmas lá permanecem, sem que se perceba muito bem porquê.

#

segunda-feira, 5 de abril de 2010

@ Graciosa


Foto Reporter X, Ago'07

O Governo dos Açores iniciou esta 2ª feira uma visita estatutária à Graciosa e na qual irá inaugurar o Centro de Visitantes da Caldeira.

Para consultar o programa da visita.

#

domingo, 4 de abril de 2010

Espécime 'raro'















O pormenor da foto é tétrico e em nada 'dignifica' os Açores. Mas a minha chamada de atenção vai inteiramente para o blog JACARANDÁ da autoria do sociólogo António Barreto. Fotografia, comentários & leitura que muito prezo.

#

Aleluia


A recuperar os discos da 'minha' geração e que agora perfazem 2 décadas. Perdi, literalmente, as vezes que ouvi e toquei Pills 'n' Thrills and Bellyaches dos Happy Mondays. É ainda hoje recorrente ouví-los nas pistas de dança mais nostálgicas. Um clássico da golden era de Madchester.

Em sintonia (mas nem tanto): o Sound + Vision começou uma nova rubrica: evocar alguns nomes "esquecidos" dos inícios dos noventas agora que estamos a 20 anos de distância. Para acompanhar militantemente.

#

sábado, 3 de abril de 2010

Outro 'facto'
















Mais ninguém acha estranho que, tratando-se de um parque de estacionamento, não hajam outros veículos estacionados... E, já agora, sendo este o 'maior' espaço de parqueamento gratuito da urbe, não seria 'conveniente' que uma das linhas de Minibus efectuasse o interface dos automobilistas para o centro da cidade?!

Estaremos perante a omissão de um facto?! Mais um!

Flagrante retirado da edição de 29 Mar'10 do Açoriano Oriental
#

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Visões sobre o futuro

"Temos de construir um mundo equilibrado sem Big Brother mas onde haja tempo para sermos algo mais do que os seres superficiais que a sociedade hoje produz."

Este é o título para o ciclo de conferências proferidas por António Câmara (Prémio Pessoa 2006), durante o passado mês de Março, na Culturgest.

O Expresso entrevistou-o. Eu já o sigo há algum tempo, deixo aqui a recomendação de leitura.

#