sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cine’Eco
















Em exibição até amanhã nas Portas do Mar, em Ponta Delgada.

#

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sugestão da casa










O concerto do pianista Danilo Perez, esta noite no Teatro Micaelense, é um dos momentos altos da animação do Verão em São Miguel. Imperdível!

#

terça-feira, 27 de julho de 2010

Leitura recomendada

Foto Quando as Catedrais eram Brancas















«No contexto da morte do arquitecto açoriano Paulo Gouveia, o jornal Açoriano Oriental, em parceria com a revista de arquitectura A21, apresenta um conjunto de três textos, elaborados em Maio de 2010, que celebram a singularidade deste discreto autor. João Afonso, co-editor da revista, fala-nos sobre a obra de Paulo Gouveia, convida Kol de Carvalho a falar sobre o homem e o arquitecto, e convida Sérgio Fazenda Rodrigues a falar sobre uma recente visita aos seus dois museus na ilha do Pico. O conjunto destes três artigos visam um olhar sumário sobre alguém que, de forma única, deteve um lugar ímpar no panorama actual da arquitectura portuguesa».

Paulo Gouveia, o arquitecto discreto
João Afonso Arquitecto

PAULO GOUVEIA, arquitecto, O AUTOR
Kol Carvalho Arquitecto

Os Museus de Paulo Gouveia
Sérgio Fazenda Rodrigues Arquitecto

Para quem não deu conta da sua publicação no Açoriano Oriental (e na revista A21) fica aqui o destaque, mais que merecido, à obra de um filho da terra.

#

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Curiosos nºs













«By the Numbers: How the Digital Revolution Changed Our World»

Em alguns casos as leituras são óbvias. Noutros, nem por isso. A 'revolução tecnológica', em curso, fez-nos lidar de forma diferente com hábitos institucionalizados e abdicar de uns tantos outros.

Como em quase tudo é preciso ter calma, ter a necessária prudência com os 'anúncios' deste novo mundo mas não ser, igualmente, demasiado previdente. Isto para não correr o risco de afogamento.

#

domingo, 25 de julho de 2010

Intercâmbio












O presidente e uma delegação da ALRAA participam até 28 Jul'10 na NCSL - National Conference of State Legislatures em Louisville, nos Estados Unidos.

A extensa agenda de conferências teve hoje o seu início. Bons trabalhos!

#

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Boas notícias & práticas

Foto Francisco Botelho / Parque Eólico do Pico


















Foi dado, ontem, o 1º passo para a implementação do parque eólico da ilha de São Miguel, a concluir até final de 2011, e que permitirá assegurar cerca de 5% da produção eléctrica da ilha.

O Parque Eólico dos Graminhais, como foi designado, integrará 10 aerogeradores com 900 kW de potência unitária, permitindo uma produção eléctrica anual de 22 GWh, o que na prática significará uma poupança anual de 4521 toneladas de fuelóleo e uma redução de 13 mil toneladas na emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

O objectivo da EDA é que dentro de 4 anos 61% da energia, consumida em São Miguel, tenha origem em energias renováveis.

De destacar, ainda, que as questões levantadas pelas associações ambientalistas da Região foram tidas em linha de conta. Por esse facto, o Parque Eólico dos Graminhais será construído fora dos limites da Zona de Protecção Especial do Pico da Vara e que é, como todos sabemos, o habitat do Priolo, a única ave endémica da Região.

#

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Reciclar, mais e melhor









Foi ontem apresentado o 1º relatório com os resultados obtidos pelo Sistema Regional de Informação sobre Resíduos (SRIR).

Os Açores estão "acima daquilo que seria a meta expectável" na recolha de várias tipologias e menos bem noutras, como as pilhas e os acumuladores.

O trabalho desenvolvido tem produzido os seus resultados e o futuro passará, inevitavelmente, pela "intensificação da reciclagem" e pela "valorização energética". Mesmo assim, os Açores registam uma média per capita de retoma de resíduos de 42 quilos por habitante/ano, superior à média nacional, que é de 31 quilos por habitante/ano.

O contributo para a redução e para a racionalização dos resíduos urbanos é de todos e não apenas de 'alguns'. A tarefa não se afigura fácil e imediata. Mas o caminho é este e não há como evitá-lo.

#

terça-feira, 20 de julho de 2010

Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas












A designação para o novo Centro Cultural, a erigir na Ribeira Grande, foi revelada sábado, no jantar que assinalou o décimo aniversário da Galeria Fonseca Macedo.

Após o discurso e a notícia gostaria de realçar 2 pontos que me parecem fundamentais no papel do futuro Arquipélago:

- o Centro será a sede da colecção pública de arte contemporânea
- a Colecção terá um enfoque de criação açoriana mas não será exclusivamente 'açoriana'

O projecto de arquitectura está finalizado e o lançamento do concurso para empreitada está previsto para breve, seguindo os trâmites normais neste tipo de obras públicas. Sendo que o 'tempo burocrático' nem sempre se coaduna com aquilo que gostaríamos que ele fosse.

Mais notícias para os 'próximos dias'.

* Imagem - é +

#

segunda-feira, 19 de julho de 2010

'sem dono'

«Foi notícia recente em vários órgãos de comunicação social, nomeadamente o jornal Açoriano Oriental, o deplorável estado em que se encontra o parque de Campismo das Sete Cidades. O presidente da Junta de Freguesia local admite a situação, mas recusa quaisquer responsabilidades. A propósito, diz mesmo lamentar que após tais notícias não tenha havido qualquer reacção, nomeadamente, por parte da Câmara Municipal, "e não vai ser a Junta a tratar do assunto pois não tem verbas para tal. E muito já fazemos nós!".»

O desabafo sobre o intolerável é, hoje, notícia no caderno de política do AO.

#

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PR-P-eC *




















3 meses depois parece que há, finalmente, uma solução para a derrocada que ocorreu num edifício do Largo 2 de Março. Do mal o menos. Mas, isso não iliba o facto de estarem sinalizados, pelo município, cerca de 150 imóveis, em estado de avançada degradação, no centro histórico de Ponta Delgada (informação veiculada na edição de hoje do AO).

A fazer , apenas e somente, nas medidas de isenção ao dispor daqueles que delas se possam 'socorrer', e tendo em linha de conta os tempos de contenção financeira de muitos dos proprietários afectados, o melhor é que não aconteça nenhuma réplica do 'sismo' que, neste momento, decorre de forma 'silenciosa' e à 'vista desarmada'. E perante a impotência da edilidade.

* Processo de Recuperação - Parcial - em Curso

#

quinta-feira, 15 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Jazz em Outubro



Foi ontem apresentado o cartaz do Angrajazz 2010. A organização mantém o nível programático a que nos tem habituado e este ano propõe mais uma fornada de propostas da linha da frente do jazz mundial, com destaque para o quarteto de Henri Texier.

O anúncio está feito, a música chega em Outubro.

#

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Outras 'maravilhas'



quem ande indignado com o facto do espectáculo final das 7 Maravilhas Naturais de Portugal não se realizar, como inicialmente previsto, na Lagoa das Sete Cidades.

São os mesmos que se indignariam caso o espectáculo fosse possível naquele local, pondo em causa o equilibrio ambiental que se exige a um local protegido, e que está classificado como Reserva Natural.

Estranho é que 'ninguém' refira o desleixo e abandono que é dado, por exemplo, ao parque de campismo, situado numa das zonas mais emblemáticas do concelho de Ponta Delgada, da ilha de São Miguel e dos Açores.

Se a votação para as 7 Maravilhas terminasse hoje, as Sete Cidades a par com a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico seriam, ambos, vencedores.

É por essa e por outras razões, talvez quiça e daí talvez não, que o nome da entidade responsável pelo parque de campismo esteja omissa na peça da RTP-A.

O que importa, como defendido, é que o espectáculo fosse realizado nos Açores. E isso está assegurado e deve ser potenciado como contributo para a projecção nacional e internacional dos Açores.

#

domingo, 11 de julho de 2010

Summertime



Apeteceu-me recordar um êxito dos velhos tempos que por estes dias voltará a rodar para delícia de alguns...poucos.

#

sábado, 10 de julho de 2010

De olhos postos no Mar









Billabong Azores Islands Pro, uma prova do calendário da ASP, começa, mais coisa menos coisa, daqui a um mês nas praias da Ribeira Grande, na costa norte da ilha de São Miguel.

Este tipo de eventos desportivos são, na minha perspectiva, uma aposta ganha e o modelo ideal para a promoção do arquipélago, como uma região de turismo sustentável.

No futuro temos de estar, mais do que estamos, de olhos postos no Mar.

#

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Boas notícias

















Os Açores foram distiguidos com o prémio europeu Quality Coast, um galardão atribuído pela Coastal & Marine Union.

@ Fajã de São João, São Jorge © Jorge Góis.

#

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Mundo 'real' vs Web










«This year Lift France with Fing will explore how the technologies and concepts of the web are changing the real world today and in the future. For the last 20 years, networked technologies have redistributed the power of imagining, evaluating, and acting. No frontier has remained fixed. No longer the world's factory, Asia has become a major source of innovation. Consumers have also become producers. The divisions between industries or disciplines are being redefined. This change extends far beyond the digital. It transforms manufacturing, learning, cities, public policy, perhaps even our own minds… The Web changes the world – But to what extent? With what limitations? How can it reach its full potential»

Uma conferência que serviu para discutir e colocar questões prementes sobre a mundialização que nos governa. E ainda para questionar o contributo do universo digital nas mudanças do real.

De destacar a participação do criativo açoriano Manuel Lima, um dos membros do painel 'Embracing Complexity'. A acompanhar com redobrado interesse.

#

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Para memória futura

O que lá vai, lá vai mas as festas continuam...

O modelo é diferente mas o princípio é, na essência, o mesmo. 

#

terça-feira, 6 de julho de 2010

Edição









A obra “Inventário do Património Imóvel da Ilha Graciosa” será editada até final do ano, em regime de co-edição entre a Direcção Regional da Cultura, o Instituto Açoriano de Cultura e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

Um trabalho fundamental para o reconhecimento do que realmente somos por intermédio daquilo que construímos. E, por esta via, queremos conhecer, devemos preservar, divulgar e, sobretudo, potenciar e capitalizar em prol de um desenvolvimento sustentado do arquipélago.

Esta edição tem para mim, por razões mais ou menos óbvias, um significado particular. Aguardo impacientemente pelo seu lançamento.

#

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Distinção















O Restaurante Paladares da Quinta, dos (N2X) Arquitectos foi distinguido no 7th Cycle of 20+10+X World Architecture Award, na categoria dos mais votados pelo público.

O projecto dos arquitectos portugueses foi seleccionado a partir de um universo de mil propostas enviadas entre 22 de Janeiro e 23 de Abril, das quais foram designados 30 vencedores e 22 citados "pelos seus méritos".

O prazo de candidaturas para a oitava ronda dos World Architecture Awards está já a decorrer e termina a 23 de Julho.

* Informação via OASRS

#

sábado, 3 de julho de 2010

Palavra de ordem = Qualificar











Em Ponta Delgada foram hoje inauguradas as novas instalações da Rede Valorizar que visa, entre outros objectivos, assegurar uma oportunidade de qualificação e certificação de nível básico, secundário e profissional, reduzindo, assim, o défice de qualificação da população activa e elevando os níveis de certificação da população adulta.

Importa referir que o novo edifício é um imóvel de interesse arquitectónico, fica situado no centro histórico de Ponta Delgada e foi objecto de um apurado projecto de recuperação. Mais do que construir de novo é, cada vez mais premente, a reabilitação do importante património edificado que possuímos.

Um bem haja à SRTSS por estas 2 concretizações.

#

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inspirado nos Açores















Restaurante Japonês em Lisboa com peixe dos Açores, com destaque para o Atum, Lírio e Lula.

Podemos dizer que estamos perante uma homenagem e à prestação de um serviço público ao que de bom temos e se faz nestas Ilhas.

#

quinta-feira, 1 de julho de 2010

The Azores - one of the world's most beautiful and unspoiled natural wonders



Este pode até ser um - título - superlativo mas não deixa de ser simpático ouvir o olhar daqueles que nos visitam.

#