quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ano Internacional da Astronomia: triste encerramento




Fotos X Dez'09

A exposição de fotografia “Da Terra para o Universo” que encerrou as comemorações do Ano Internacional da Astronomia e que esteve "presa" ao gradeamento do Mercado da Graça e do Parque de S. João, durante o mês de Dezembro, poderia ter cumprido eficazmente a sua função lúdica e pedagógica se o propósito que esteve na sua concepção tivesse sido induzido na sua montagem. Neste caso, em particular, e tratando-se de uma exposição no exterior, nunca deveria ter sido colocada em locais de passagem, com pouca ou de reduzida leitura e visibilidade, e sem espaço para uma apreciação condizente com o exposto.

Ao invés, dos locais seleccionados, porque razão não foi tomada a opção de utilizar o "novo" Largo de S. João através de estruturas 4x4, que poderiam, por exemplo, ser utilizadas em outros eventos semelhantes?!

Não basta fazer, é preciso saber fazer...ou fazer com que o produzido faça sentido, seja reprodutivo e tenha repercussão.

#

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Prorrogado prazo para candidaturas às Bolsas de Criação Artística


Foto Ana Ventura

Novo prazo termina a 5 de Fevereiro. Formulário disponível online.

#

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Em preparação


Foto João Monjardino

O Património Cultural dos Açores em Roteiro. Um trabalho a cargo do Centro Nacional de Cultura.

#

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Homem do Ano



Vasco Cordeiro foi eleito Homem do Ano pelo Diário Insular devido ao papel decisivo que protagonizou na salvaguarda dos interesses dos Açores por via do acordo estabelecido com os Estaleiros de Viana do Castelo, no processo relativo à construção dos navios Atlântida e Anticiclone.

Este destaque mais do que merecido, é justo. Em causa esteve e está o político promissor que aqui provou (comprovou?!) tenacidade e combatividade.

#

domingo, 3 de janeiro de 2010

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sismo 1980 - 30 anos depois



O sismo em São Miguel passou quase despercebido. Contudo tenho bem presentes as imagens de destruição de Angra e da Graciosa, em Agosto de 1980, durante a minha visita estival anual ao grupo central.

Reportagem RTP/A aqui.

#

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

+++ discos +++ 1989



Last but not least o espaço devido aos De La Soul e, muito provavelmente, a um dos melhores álbuns de hip-hop de sempre 3 Feet High and Rising. A denominada daisy-age a par com It Takes A Nation Of Millions To Hold Us Back dos Public Enemy constituíram a minha iniciação n' Os Caminhos do Rap.

Nova década, literalmente, a caminho...

#

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Confiança


Praia Sta. Bárbara - Ribeira Grande Foto Francisco Botelho

No final de cada ano desfragmentamos a memória dos assuntos que compõem a nossa agenda - mediática, política e mundana. Televisões, jornais e revistas fazem o balanço do ano que agora termina. Os comentadores de serviço falam da prestação dos eleitos, dos maiores feitos científicos, culturais e desportivos. Por esta altura surgem igualmente os inefáveis vídeos de gafes e de apanhados e o habitual slideshow com as imagens emblemáticas do ano. Barack Obama estará em muitas mas a Crise será uma senão mesmo a figura do ano.

Nós por cá teremos de fazer referência, óbvia, numa "selecção" assumidamente pessoal: às eleições que este ano levaram o país três vezes às urnas, em que os eleitores demonstraram que são capazes de discernir o acto a sufrágio; a nomeação de Gabriela Canavilhas para Ministra da Cultura. Uma "perda" para a região mas um ganho muito positivo para o todo nacional, com claros resultados já amplamente aplaudidos; o chumbo na Assembleia Legislativa Regional do diploma que pretendia a legalização da sorte de varas na Região; a chegada dos novos aviões Q200 que deram assim início à renovação da frota da SATA Air Açores; ao "falhanço" da conferência de Copenhaga; ao acordo entre o Governo Regional e os Estaleiros de Viana de Castelo no processo de construção dos navios Atlântida e Anticiclone; à tempestade que por estes dias assola as ilhas, e o país, e que muitos estragos já provocou, com particular violência nas freguesias de Agualva, Quatro Ribeiras e Vila Nova, na ilha Terceira...

E a Crise e o Desemprego?! Ninguém no seu bom senso deseja a quem quer que seja que a Crise lhe bata à porta. Houve quem quisesse uma Crise a toda a força para justificar uma posição político-partidária. No entanto, quem gere os destinos dos Açores age ou tem agido em conformidade com as dificuldades sentidas por todos os Açorianos que têm sido, directa e indirectamente, atingidos pelo desemprego ou por situações de carência. Não podemos ser hipócritas e afirmar que todos vão voltar a ter emprego amanhã, nem que a situação que vivemos será resolúvel como por magia. Fazer com que os efeitos da crise sejam mais ténues nos Açores ou desejar que a mesma não se prolongue indefinidamente revela, isso sim, responsabilidade e sentido de estado. E tenta, por essa via, induzir confiança nos cidadãos, na medida em que muito desta Crise se demonstra pelo recuo do índice de confiança dos consumidores. Isto apesar do relatório trimestral da Comissão Europeia, publicado em Dezembro, ter posto fim à recessão na Zona Euro.

"Sorrir" é fácil. Governar é bem mais delicado do que isso. Já vivemos dias melhores, é certo, mas há que ter confiança. Um bom ano para tod@s!


* Publicado na edição de 29/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A não perder

Esta incontinência.

#

+++ discos +++ 1989



Omega Amigo foi lançado em 1989 como single ao álbum En-Tact de 1990 dos The Shamen. Banda influente no verão quente desse ano (o chamado Second Summer of Love), cujo som era dito, a critérios da época, como futurista e revolucionário. Compra em formato vinil a aguardar melhores dias e utilização...

#

domingo, 27 de dezembro de 2009

Leitura dominical

Considerações a reter sobre a necessidade do fomento de sinergias no espaço finito da ilha.

#

sábado, 26 de dezembro de 2009

Este Sábado e Domingo



É possível visitar os Jardins do Palácio de Santana entre as 14h00 e as 19h00 deste sábado e domingo, dias 26 e 27 de Dez.

Se o tempo colaborar esta é uma sugestão a ter em linha de conta.

#

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Boas Festas & Feliz Ano Novo


© Fernando Resendes

Car@s Amig@s,

Os meus sinceros votos de Boas Festas e Feliz Ano Novo!
«(...) porque as únicas pessoas autênticas para mim são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por ser salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, aquelas que nunca bocejam ou dizem um lugar comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas peças de fogo-de-artifício a explodir entre aranhas, entre estrelas (...)» Jack Kerouac On the Road *
* Uma anotação Geométrica(s)

#

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Grandes Notícias

ENVC pagam 40 milhões de euros e ficam com navios Atlântida e Anticiclone
Melhor presente para a Região, para Secretaria Regional da Economia e para Vasco Cordeiro, seria difícil!

#

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Medida inconsequente



O «estado de espírito» do Natal no Concelho Feliz.

#

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A notícia do dia (e quiçá da semana!)



Há destaque e há destaques...outros há que não os sei classificar. Sei, no entanto, que a agenda noticiosa está curta mas isto* é ridículo. Adiante.


* Destaque na rubrica "Para a semana é notícia" na página 3 da edição do AO de 20.12.09

#

domingo, 20 de dezembro de 2009

"A cultura é o petróleo português"

Entrevista ao Expresso da nova directora da Cinemateca Portuguesa - Maria João Seixas.

#

sábado, 19 de dezembro de 2009

Diz que é uma espécie de acordo

Copenhagen closes with weak deal that poor threaten to reject
Nos últimos dias de negociações houve quem defendesse "que um mau acordo em Copenhaga será pior que nenhum acordo". E no final foi isso que veio a acontecer. 2 semanas de reuniões provaram não ser suficientes para os países do globo. Os líderes mundiais também não foram capazes de derrubar os muros que os separam. E com este desfecho a relevância e o papel decisivo das Nações Unidas na mediação de questões globais acaba fragilizado.

Uma das frase que melhor definem o que se passou por estes dias em Copenhaga vem de um suspeito pouco ou nada costumeiro - Hugo Chavez, que disse o seguinte: "If the climate was a capitalist bank, the rich governments would have saved it". Esta acutilância é tremendamente assustadora, não?!

#