segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

100%


Foto Francisco Botelho

A notícia que a Ilha das Flores pode ser auto-sustentável com o recurso exclusivo a energias renováveis é algo de muito positivo e que está ao nosso alcance. Do mesmo modo este dado vem comprovar o enorme esforço que tem sido feito pela EDA em apetrechar o sistema eléctrico das ilhas de um sistema sustentável e equilibrado.


#

domingo, 7 de fevereiro de 2010

!

O "caso Crespo" e a liberdade

O primeiro-ministro resolveu almoçar com o ministro da Presidência e Jorge Lacão no restaurante do Hotel Tivoli, que é notoriamente frequentado por personagens da política, do jornalismo e dos negócios. Foi um almoço de amigos ou, pelo menos, de colegas de trabalho. Sem qualquer dúvida um acto privado. A certa altura, o director da SIC e Bárbara Guimarães pararam uns minutos na mesa dele e o primeiro-ministro, provavelmente inspirado pela companhia, resolveu dar a sua opinião sobre Mário Crespo, com quem anda com certeza furioso por causa do programa Plano Inclinado. Para Sócrates, como seria de esperar, Mário Crespo é um "problema a resolver", e devia (com Medina Carreira) estar higienicamente metido num manicómio. As pessoas sempre falaram assim na intimidade. Dizer mal do próximo é um prazer velho como o homem.

Mas Sócrates falou alto de mais. Tão alto que um coscuvilheiro qualquer conseguiu ouvir e começou a divulgar a conversa, ninguém sabe, ou pode saber, com que exactidão e respeito pela verdade. O que não impediu Mário Crespo de se erigir tragicamente em vítima e de contar o episódio numa "coluna" do Jornal de Notícias, que o director do dito jornal (que não é em bom rigor um tablóide inglês) se recusou a publicar. Isto provocou um enorme escândalo na imprensa e na televisão, que tomaram indignadamente o partido de Crespo e trataram Sócrates como se não houvesse a menor diferença ente o restaurante do Tivoli e a Assembleia da República. Não se percebe porquê. Parece que o primeiro-ministro não tem direito à privacidade ou que de repente a coscuvilhice se tornou numa fonte fidedigna e usável.

Se de facto assim é, daqui em diante nenhuma personagem com alguma notoriedade pública fica ao abrigo dos piores vexames. Nada agora, eticamente, impede que a imprensa e a televisão recrutem bandos de espiões com o propósito de recolher ou "extrair" todo o lixo disponível sobre criaturas de quem não gostam ou que, em geral, atraem audiências: políticos, músicos, jogadores (ou treinadores) de futebol e até, calculem, jornalistas. Claro que o exemplo vem de cima: vários deputados do PS já querem revelar na Net os rendimentos de cada um de nós. Tarde ou cedo, mais cedo do que tarde, vamos viver numa sociedade ao pé da qual a Ditadura passaria por um regime tolerante e digno. O "caso Mário Crespo" contribuiu consciente ou inconscientemente para apressar as coisas. Portugal nunca, no fundo, se habituou à liberdade.

Vasco Pulido Valente in Público de 05.02.10
Nem sempre é assim mas esta semana estou de acordo - não em sintonia - com muito do que aqui está escrito. O Reporter tem dias...

#

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ainda o Pico


Açores em Rede Internacional de Promoção da Vinha Património da Humanidade
A participação neste tipo de projectos abre portas ao conhecimento, à promoção do arquipélago e ao seu património classificado.

#

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

No Pico



A mostra itinerante "Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina, 2006" irá percorrer todo o arquipélago dos Açores durante o corrente ano e tem como principal objectivo "dar a conhecer aos açorianos aspectos da vida e da obra do laureado" e deve constituir-se como "um estímulo ao estudo, ao empenho e ao sentido de exigência dos jovens açorianos".

A exposição pode ser visitada no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, até 17 de Março.

#

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A ler

«(...) Com trinta e tal anos de jornalismo não desconheço que o poder, os actores políticos gostam de uns jornalistas e não gostam de outros. Acontece-nos o mesmo a todos: gostamos mais de uns políticos do que de outros. (...)»
A reflexão lúcida de José Leite Pereira a propósito de uma crónica não publicada.

#

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Trabalho em curso


Foto Café do Cais

A reconstrução da Casa onde nasceu o primeiro presidente da República Portuguesa, Manuel de Arriaga, está orçada em mais de 1 milhão de euros, revelou ontem, na Horta, o director regional da Cultura.

Ao contrário do que se possa dizer este é projecto que enobrece o Faial e, consequentemente, os Açores. Não podemos ignorar que se trata ou tratou de um processo moroso mas que está, finalmente, em marcha. E no final é isso o que mais importa.

#

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Coisas da «calhandrice» *

«(...) Continua a fazer-nos acreditar que as conspirações para silenciar jornalistas são feitas em mesas de restaurante e em voz alta, para a fonte ouvir bem e denunciar melhor; que em dia de Orçamento de Estado o mais importante foi discutir-te; e continua a mandar crónicas para um site do PSD, que é assim que os jornalistas verdadeiramente independentes fazem.»
Um país do diz que disse e daquilo que ouviu dizer (de fonte fidedigna!). Portugal precisa de muita coisa, disso ninguém tem ou terá dúvidas, do que não precisa é de mártires. Este parágrafo do Bitaites sintetiza, exactamente, aquilo que penso sobre um artigo transformado "no" assunto destes dias...

+ «Calhandrice» linkada via Paulo Querido

#

domingo, 31 de janeiro de 2010

É d'HOMEM *

«Carlos César anuncia renovação interna para contrariar inércia Carlos César anunciou, ontem, a vontade de promover uma renovação interna no Partido Socialista para combater a inércia de alguns elementos, que foram nomeados ou se mantém na administração pública. "Temos de ser corajosos no sentido de não permitir, que as pessoas que nomeamos ou se mantém na administração, paralisem ou se deixem dominar pela inércia, não tenham criatividade e imaginação, julgando permanecer nesses cargos para o resto da vida, como se fosse por providência divina. É preciso demonstrar a essas pessoas que estão por vontade democrática dos eleitores e por vontade dos dirigentes políticos", afirmou Carlos César, aos jornalistas após exercer o seu voto nas eleições internas do Partido Socialista/Açores, em Ponta Delgada. Segundo o presidente do PS/Açores o congresso regional, agendado para 26,27 e 28 de Fevereiro, representa uma oportunidade para o partido transmitir as suas críticas aos seus colaboradores que "pecam demasiado por inércia, não tenham imaginação, levem demasiado tempo a decidir, andem sempre para a frente e para trás. Noto, às vezes, que existem pessoas na minha administração assim e é preciso retirá-los desses lugares", sublinhou. O presidente do PS/Açores considera que este "é o único partido nos Açores que pode ser líder desta mudança. Nós, não esperamos nada do PSD/Açores. O que vemos é um discurso tipo "miss Universo", sobre o balanço do Coliseu, próximos bailes de Carnaval, mudar nomes de ruas. Isso não adianta nada aos açorianos", frisou Carlos César. A vontade do partido socialista é apresentar "um sentido de inovação, mudança, combate, fazer com que os Açores avancem e garantir empregos para as pessoas". A renovação interna do partido é um dos principais objectivos de Carlos César, com a candidatura a líder do PS/Açores. Carlos César também pretende uma reflexão rápida para durante o presente ano, com o objectivo de "libertar os Açores da crise económica e social". A realização de uma "reflexão, com caracter mais amplo, que transmita inovação e sentido de mudança ao projecto e modelo de desenvolvimento a médio prazo para os Açores". O início da preparação das próximas eleições regionais, em 2012, são um dos objectivos de Carlos César, considerando "ser fundamental que o PS deva redobrar energias para combater todos os aspectos que possam precarizar o projecto político do partido nos Açores". O comportamento da Banca nos Açores é um dos aspectos onde o Partido Socialista deverá intervir. "Temos de ser corajosos contra a banca, porque não empresta dinheiro e impede o desenvolvimento", justificou Carlos César. Relativamente à lei das Finanças Regionais, que estão em discussão na Assembleia da República, Carlos César criticou alguns dos argumentos utilizados por Alberto João Jardim para defender o aumento de transferências de verbas para a Madeira. "Não quero ofender Alberto João Jardim, mas alguns argumentos são completamente ridículos", assumiu o presidente do PS/Açores e presidente do governo regional dos Açores.» Por Luís Pedro Silva, Açoriano Oriental de 31.01.10
* Título subtraído daqui

#

sábado, 30 de janeiro de 2010

Açores e Portugal no Telegraph.co.uk


Foto Futurismo
«(...) The Azores is the best place in Europe to see a large range of whales and dolphins up close. It is also affordable. Direct return flights start from £180 and there’s a growing choice of self-catering options, as well as keenly priced three-star hotels. Tour operators advise booking b & b deals as restaurants offer better value and often better food than hotels. It’s perfectly possible to find dinner for two with a bottle of wine for £30. Spring comes early to the islands; daytime highs average 60F (16C) by March. For whale-watching, the best bases are the islands of Pico and Faial as whales pass through the channel between them nearly every day from April to October. Norberto Diver will take children over five in a solid-hull boat. A half-day’s whale-watching costs about £45 for adults and £30 for children. The specialist agent Archipelago Azores, based in the UK, has a knowledgeable sales team for all aspects of travel to the islands. (...)»
Via Inconcreto.

#

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Congestão

«(...) Queremos que os moradores da Rua de Lisboa voltem a ter orgulho de residir nesta nobre zona da cidade, desfrutando de conforto e bem-estar.»
Extracto de uma carta enviada aos moradores da dita Rua onde lhes é dito que vão voltar a ter orgulho na sua residência pois, aquele que neste momento têm, está em falta (!). Rebuscado, no mínimo.

A CMPDL promete devolver o dinamismo e a qualidade de vida à “zona poente do centro urbano” em troca de mais estacionamento, mais trânsito e, a cereja em cima do bolo, mais autocarros (a saber: são largas as dezenas de autocarros que entram diariamente, em Ponta Delgada, e cerca de 1300 automóveis a circular no eixo » Rotunda Autonomia » Rua de Lisboa, entre as 07h30 e as 10h30)*.

Com este tipo de "iniciativa" pretende-se justificar o injustificável sem o mínimo de sustentabilidade.

Contudo, há quem diga "nin" e quem pague o frete. A polémica vai no adro...

* Projecto: Caracterização e Diagnóstico - Mobilidade Sustentável, Ponta Delgada, Julho 2007

#

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Renováveis garantiram 26% da produção de energia da EDA


Foto Francisco Botelho

O investimento continuado e o trabalho, em algumas situações, pioneiro, empreendido pela eléctrica dos Açores, são motivo de regozijo e de confiança num futuro que se pretende sustentável e cada vez menos dependente das fontes de energia fóssil.

#

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Um testemunho relevante



Foi lançado na noite do passado dia 22, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, a colectânea «A Oposição ao Salazarismo em São Miguel e em outras Ilhas Açorianas (1950-1974 - Com uma evocação de Ernesto Melo Antunes nas "Campanhas" dos Açores», num trabalho editoral da Tinta-da-china e organização do jornalista, e actual administrador da Fundação Luso-Americana, Mário Mesquita.

O orador convidado foi José Medeiros Ferreira, que também participa no livro, e que de forma descomprometida presenteou a assistência com uma exposição sintética mas plena de significado, quer pelas achegas irónicas e humoradas, que o caracterizam, quer pela sua própria vivência pessoal à época. Ficamos todos a saber que os dotes literários dos membros da PIDE eram escassos e limitavam-se, muitas das vezes, ao registo das partidas e chegadas. Esse défice letrado era depois compensado pela força (bruta).

Para além desta cerimónia foi anunciado a realização de um colóquio, a realizar entre Março e Maio deste ano, e no qual será efectuada a homenagem que se impõe ao homem por muitos considerado o ideólogo do MFA e o principal autor do documento «O Movimento das Forças Armadas e a Nação» - Ernesto Melo Antunes, cuja visibilidade e reconhecimento tem sido, por vezes, minorado.

Este livro é, já por si, uma homenagem à figura histórica e ao seu papel na oposição à ditadura em S. Miguel, mas que não se esgota aí. É um objecto documental de um período histórico ainda pouco estudado e que aqui passa a ter um manual, com importantes testemunhos, que, como adianta Mário Mesquita, ajudam a "compreender um pouco o clima social que se vivia na época do salazarismo na ilha". O "autor" faz, na sua introdução, igualmente referência ao facto de «(...) Ernesto Melo Antunes merece ser designado, pelo papel cívico, político e cultural que desempenhou, cidadão honorário dos Açores». Uma sugestão que registo, aprovo e que pode e deve ser acolhida pela Região.

Ficou no ar a percepção (sugestiva!) de que a Declaração de Ponta Delgada (1969) tivesse sido um rascunho para outros documentos de relevo nacional, casos do Programa do MFA e o Documento dos Nove. Os Açores como tubo de ensaio ideológico ao movimento revolucionário de Abril? Um exagero? São questões para o colóquio que avizinha. Um "testemunho relevante" que aguardo com expectativa.


* Publicado na edição de 26/01/10 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Concurso Europeu de Design



O concurso "I Love Europe", organizado pela Comissão Europeia, destina-se a conceber um cartaz para ilustrar o dia da Europa em 2010.

De 1700 projectos internacionais submetidos foram seleccionados apenas 10 finalistas, entre os quais está o projecto desenvolvido em aula e submetido pela aluna Portuguesa Diana Jung da ESAD - Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) .

A escolha do vencedor será votada online e termina a 31 de Janeiro. Para votar basta ir até www.designeurope2010.eu

#

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Clipping



A participação dos Açores na última BTL em destaque no programa Imagens de Marca.

#

domingo, 24 de janeiro de 2010

O cenário teima em repetir-se


Foto GaCS
Mais de 700 litros de óleos abandonados no Pinhal da Paz

E como, neste fim-de-semana, todos os caminhos foram dar ao Pinhal da Paz, situação similar foi observada pelos Amigos dos Açores - no seu primeiro passeio pedestre do ano.

Urge alterar comportamentos e punir quem prevarica sem esquecer, obviamente, o ónus da sensibilização ambiental.

#

sábado, 23 de janeiro de 2010

Erradamente por aí...

Errado, errado é não assumir o direito à proporcionalidade.

#

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Na direcção certa


Foto Rui Goulart
«(...) a água é um recurso que deve ser gerido com precaução, e que definitivamente os sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas exigem os devidos investimentos, cuja responsabilidade parcial também terá de ser dos municípes. »
Uma discusão que pouco esclareceu o cerne da proposta e que se fixou numa postura populista e demagógica, por parte de algumas forças partidárias com assento no parlamento regional, sobre uma medida fundamental para a racionalização e monitorização da Água que consumimos.

A nova entidade governamental, agora aprovada, tem funções reguladoras e orientadoras nos sectores de abastecimento público de água, das águas residuais urbanas e dos resíduos e, complementarmente, funções de fiscalização e controlo da qualidade da água para consumo humano na Região.

#

O que é nacional é bom



O Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova Iorque, um dos mais conceituados do mundo, vai expor e vender objectos de design feitos de cortiça algarvia, um anúncio da empresa Pelcor.

#

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Boas notícias


5400 toneladas de pneus usados removidos do arquipélago
Há muito trabalho por concretizar no foro da gestão dos resíduos mas esta não deixa de constituir-se como uma boa notícia.

#