sexta-feira, 18 de junho de 2010

Parlamento aprova proposta do PS para criação de Roteiros Culturais















A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores aprovou, esta quinta feira, uma proposta apresentada pela bancada do Partido Socialista, que propõe a criação de Roteiros Culturais, de âmbito regional, em torno das figuras açorianas de relevo da área artística.

Segundo o deputado do PS/Açores, Alexandre Pascoal, o Projecto de Resolução agora aprovado propõe que sejam constituídos roteiros nos Açores, como o de Antero de Quental, em São Miguel; Vitorino Nemésio, na Terceira; Francisco de Lacerda, em São Jorge; Dias de Melo, no Pico; João Correia Rebelo, nas ilhas de São Miguel e Terceira; Ernesto Canto da Maia, em São Miguel, entre outros vultos.

A criação destes roteiros culturais permite, ainda, homenagear figuras importantes do panorama cultural regional, criando percursos temáticos para serem fruídos pelos próprios açorianos e por quem vista os Açores, explicou o parlamentar socialista.

De acordo com Alexandre Pascoal, esta iniciativa da bancada parlamentar do PS/Açores tem, também, o propósito de preservar o património histórico, a cultura e a identidade regional, através da sua promoção.

Para preservar é necessário educar”, afirmou o deputado do PS/Açores, para quem esta iniciativa legislativa traduz-se, ainda, numa mais-valia turística e uma razão extra para visitar os Açores, à semelhança do que acontece com outras iniciativas.

No debate parlamentar, Alexandre Pascoal realçou, ainda, a relevância do momento de aprovação deste Projecto de Resolução, numa altura em que se debate, ao nível da União Europeia, a importância das Indústrias Culturais e Criativas, no âmbito do contributo que a Cultura assegura na economia e no desenvolvimento local e regional.

A materialização dos roteiros em causa passa pela elaboração de brochuras de acompanhamento com a indicação dos percursos a efectuar, contendo um mapa de localização, fotografias identificativas, notas históricas e complementares, grau de dificuldade, distância, duração, e outro tipo de informações relevantes.

* Nota de Imprensa do GPPS

#

Sem comentários: