Não é necessário enumerá-lo mas os atributos identitários, pelos quais o arquipélago é, actualmente, (re)conhecido, são fruto da visão de alguns (poucos) homens bons -“que lutaram pela luz e o progresso” (Arturo Pérez-Reverte, 2016).
Ninguém ignora, ou contraria, que as plantações de Chá, a produção de Ananás ou o Parque Terra Nostra, são exemplos maiores daquilo que melhor caracteriza e diferencia esta(s) ilha(s), num tempo em que proclamamos a sustentabilidade como a riqueza turística dos Açores.
Estes recursos (permitam-me que os defina deste modo) são lidos como símbolos identitários (e distintivos) perante a homogeneização do gosto e da democratização do turismo (com ou sem massificação, seja ela qual for).
Questiono-me, frequentemente, do porquê de tais concretizações: como é que foram possíveis e como é que chegaram até aos nossos dias? E se haverá, entre nós, a capacidade de dar corpo a ideias ou a projectos equivalentes?
A sua idealização foi realizada num período em que as dificuldades económicas eram mais que muitas, na ruína de um ciclo económico grandioso, após o qual foi necessário encontrar alternativas produtivas para colmatar o declínio em que a economia da(s) ilha(s) se encontrava.
Nessa altura não existiam fundos comunitários, nem apoios à exportação, pelo que o engenho e a verdadeira capacidade empreendedora (palavra perigosa nos tempos que correm) foram factores determinantes para alavancar algumas destas produções (que são hoje marca da nossa contemporaneidade).
Estes são, mais do que a sua mera produção, exemplos de resiliência e de visão, num espaço geográfico pequeno e longínquo, com recurso a uma população rural, pouco escolarizada mas que teve a sorte de poder contar com o investimento de alguns “homens bons”, na capacitação da sua comunidade e da luta pelo bem comum.
A (quase) inexistência de um projecto partilhado faz com que a escassez de meios (ao nosso dispor) seja, ainda, mais insuficiente e torne evidente a sagacidade empresarial e os egos daqueles que agora se preparam para ir a eleições.
Este estado de coisas tem levado à desertificação do campo em detrimento da cidade, à competição insana entre concelhos, da mesma ilha, e entre as ilhas, num desgaste sem sentido.
Contudo, os bons exemplos perduram ao tempo e à história.
A explicação para a longevidade de tais símbolos emana da necessidade, do querer e, sobretudo, do saber de quem olha o mundo e o (re)conhece. Procurando um ponto de convergência com a sua origem geográfica, através da partilha da sua riqueza (e da sua cultura) com os seus conterrâneos.
Parte do nosso problema colectivo é cultural. Sem conhecimento - e sem educação - num mundo globalizado não alcançaremos grande coisa.
A produção de bens em grande escala é uma ilusão, temos de saber competir pela qualidade e nunca pela quantidade (daquilo que a natureza nos proporciona e do que aqui produzimos).
A geotermia, a água que nos rodeia e a pequenez das ilhas = o laboratório vivo que constituímos são, porventura, as nossas maiores riquezas.
Saibamos aproveitar este bom momento económico para implementar boas práticas e um modelo de efectiva sustentabilidade futura, garantindo uma visão de futuro e rejeitando modelos do passado.
Citando Antero de Quental (nas Causas da Decadência dos Povos Peninsulares), “se não reconhecermos e confessarmos francamente os nossos erros passados, como poderemos aspirar a uma emenda sincera e definitiva?”.
Ontem, já era tarde.
* Publicado na edição de 18/09/17 do 
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