quinta-feira, 24 de maio de 2018

Geografia(s) da(s) Ilha(s)

Em Dia dos Açores, as páginas dos jornais são preenchidas por textos laudatórios e discursos efusivos sobre o que é ser ilhéu e açoriano.

Este é o dia maior da açorianidade, a segunda-feira do Espírito Santo, naquela que é percepcionada como a maior festividade do povo açoriano.

Nada tenho a opor à exaltação dos nossos traços distintivos mas tenho a sensação, na maior parte das vezes, que sobrevalorizamos (deliberadamente) o nosso lugar (e a nossa posição).

A comunidade açoriana (espalhada pelo mundo) é hoje maior do que aquela que por cá reside. E apesar de ter sido forçada a sair, muita dela continua agarrada à ilha que os viu partir, sendo que, paradoxalmente, muitos dos que cá estão, amam as ilhas, mas sonham em sair.

Esta dinâmica é reiterada e manifesta-se de forma antagónica, na medida em que a nossa acção no território não é condizente com a veemência com que o defendemos noutras ocasiões.

O (recente) crescimento económico no arquipélago tem levado ao esgrimir de argumentos entre ilhas, em que assistimos, passivamente, ao ressuscitar de velhos fantasmas bairristas, em que a ilha vizinha é (quase sempre) a causa das carências internas (de cada uma).

Como se isto não fosse suficiente, grande parte das reivindicações (de ilha) passaram a ter expressão em nome próprio, com representantes eleitos para o todo arquipelágico mas que apenas se focam em questiúnculas e interesses locais, como se pudéssemos viver uns sem os outros.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores passou a ser palco privilegiado para atestar o clima de crispação entre ilhas, em que o absurdo passou a ser defendido, incondicionalmente, como a única forma de suporte à acção política.

A atestar este estado de coisas, na última sessão plenária, o processo e a aprovação da lista de agraciados foi apenas mais um momento para a diatribe partidária, em que uma parte dos tribunos aparentou estar mais preocupada em defender a sua cota de participação do que em enaltecer aqueles que, por uma razão ou por outra, se destacaram e contribuíram para o (nosso) desígnio comum.

Parece-me que, infelizmente, alguns dos eleitos anda mais focada em defender o que lhes diz (directamente) respeito, desfasadamente, talvez, do que importa à maioria dos açorianos.

Seria mais produtivo que, ao invés de andarmos à procura da polémica estéril e do protesto fútil, existisse uma efectiva vontade em debater (seriamente) o futuro dos Açores (como um todo).

No rigor da incerteza destes dias, os Açores têm muitos desafios no alcance da sua trajectória e que passam, indubitavelmente, pelo garante da sustentabilidade ambiental, energética e social. Mas não vamos lá com um argumentário inflamado (e isolacionista), nem com uma retórica romântica envolta na bruma.

De igual modo, não faz sentido replicar o modelo das ilhas maiores, disseminando-o pelas mais pequenas. A nossa escala não o permite. Querer mitigar a descontinuidade geográfica através de propostas insustentáveis e irrealistas só nos conduzirá a um beco sem saída.

Sem preconceitos, e com toda a frontalidade, é necessário investir (indelevelmente) no conhecimento, na educação e na cultura, como forma de ultrapassar o atraso que (ainda) subsiste em algumas franjas e geografias das ilhas.

Celebrar este dia implica, primeiro, compreender (e conhecer) quantos Açores cabem, efectivamente, na palavra Açores.

* Publicado na edição de 14/05/18 do Açoriano Oriental
** Blog X 
*** Twitter X
**** Email X

Sem comentários: