quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Repórter Cidadão



A denúncia de situações públicas que requeiram a atenção das autoridades através da iniciativa da candidatura socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada.

#

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Azores Islands Pro'09



#

sábado, 22 de agosto de 2009

...



Este é, por regra que pretendo quebrar mas não sei quando, um dia estranho...

#

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Eu não sei o que é mas quero na mesma

A esta distância só 1 sorriso é possível perante esta notícia. A mania das grandezas e a ignorância são de facto atrevidas... Vou regressar a outras "leituras"...

#

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Leitura em férias



Um dos objectivos literários para os dias que se avizinham...

#

terça-feira, 11 de agosto de 2009

+++ discos +++ 1989



Passados vinte anos da edição de Ninety podemos afirmar que este já se constitui indubitavelmente como um clássico - com e/ou sem dança...

#

sábado, 8 de agosto de 2009

Inauguração do Centro de Voluntários do Movimento “Sócrates 2009"



Os candidatos do PS pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas vão inaugurar hoje, sábado, pelas 18h30 o Centro de Voluntários do Movimento “Sócrates 2009”, que se localiza na loja 123, A, do Solmar Avenida Center, na Avenida Infante D. Henrique, em Ponta Delgada.

#

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Actos que fazem toda a “diferença”


[foto] Parque eólico de Torres do Canto, Pico | Portal das Energias Renováveis

O Verão nos Açores (em São Miguel, pelo menos!) não está para isso. São as mudanças climáticas, dizem-nos. Isto apesar da recusa de determinados “cépticos” perante os cenários “apocalípticos” de alguns - poucos, lunáticos e fanáticos - ambientalistas (!). É, digamos, uma avaliação “simplex” (sem nada de substantivo para discussão, ao contrário da medida propriamente dita).

Por estes dias a leitura é mais diversificada e no contacto imediato com o número estival da revista INTELLIGENT LIFE cheguei ao livro “Sustainable Energy - Without the Hot Air” de David J.C. MacKay, um físico de Cambridge que nos faz de forma escorreita, e rigorosa, uma abordagem à discussão emergente sobre a alternativa energética consubstanciada através das energias renováveis face à energia fóssil que hoje consumimos (e que muito tem contribuído para as mudanças climáticas induzidas, sobretudo através do aumento do nível de CO2 na atmosfera).

Através deste “olhar” é possível vislumbrarmos os números e os actos que fazem a “diferença”, na luta desigual contra o desperdício, e sobre o “papel” que cada um de nós tem nesta longa caminhada para a eficiência energética que é, ou será no futuro próximo, uma das “formas” mais rentáveis de energia renovável. Ao contrário do que se possa pensar, e fazer, David MacKay afirma que a tão propalada “máxima” - “Every little helps!”, é um mito. Pois, na sua perspectiva, “If everyone does a little, we’ll achieve only a little”. Basilar. E, a título de exemplo, dá-nos o da campanha em Inglaterra para desligar os carregadores de telemóveis, para demonstrar que não é por aqui que chegamos lá, ironizando que tal prática é, ou seria, o equivalente a “salvar o Titanic com uma colher de chá”. De qualquer modo, devemos sempre desligar todos os nossos aparelhos domésticos depois de utilizados e nunca permitir que fiquem em “standby”...

Nesta “urgência” em substituirmos as energias fósseis por renováveis o autor deixa-nos uma mensagem contundente e realista, isto porque, para mantermos os níveis actuais de consumo (leia-se conforto) dificilmente o faremos “somente” com energias verdes (e com isso não exclui o uso da energia nuclear). Uma pequena “provocação”. Apesar do carácter “informal” está por demais evidenciada a “urgência” da temática e a importância de agirmos “já”, na medida em que o tempo do “desenvolvimento sustentável” já era! Estaremos perante mais uma “verdade inconveniente”?!


* Publicado na edição de 04/08/09 do AO
** Email Reporter X
*** Twitter Reporter X

#

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Publicidade enganosa



Quando o texto promocional convida a "saborear" «(...) um centro urbano vivo e pleno de charme (...)» será que se está a referir ao Centro Histórico de Ponta Delgada?! Se sim, então o porquê da campanha em curso...?! De igual modo, não reconheço o "balcão" em fundo nem a "modelo" que serve de entrada... Campanha publicitária?! Sim. Mas para servir que "propósitos" e que "clientes"?!

#