quinta-feira, 16 de abril de 2009

Twitte-se



O Twitter é a nova coqueluche das redes virtuais gentilmente rotuladas de sociais. Na base é um serviço de microblogging, assemelha-se em muito a um blog mas está restrito a mensagens com um máximo de 140 caracteres, e possui um carácter ainda mais informal e muito pessoal, íntimo até. A comunidade de cada utilizador é construída aleatoriamente consoante os interesses pessoais de cada um, sendo que umas das regras base é - seguir quem me segue. Essa decisão cabe a cada qual. É uma rede de crescimento abrupto e consegue estar interligada com outras redes já instaladas – o blogger e o facebook, por exemplo. As potencialidades são exponenciais e como diz o Carlos Duarte: «Já aprendi bastante com pequenas frases de 140 caracteres». Um facto inquestionável, sendo que o manancial informativo pode ser "pornográfico". E os excessos são fáceis de cometer.

Por exemplo, vou continuar esta coluna como se de uma actualização do Twitter se tratasse. Apenas e só como exercício de exorcização de uma tarefa que assume actualmente um "papel" na minha rotina quotidiana:

8 Abr / 16h18 Os Kings of Convenience tocam a 20 de Junho no Teatro Micaelense para apresentar o novo disco. Um dos concertos do ano!
10 Abr / 00h23 O Governo dos Açores recusou aceitar o Atlântida por incumprimento do contrato por parte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Agora a oposição em coro vem dizer que já o devia ter feito (!). Posso saber como?!
12 Abr / 09h08 O respeito que é devido aos calceteiros de Ponta Delgada passa por não lhes espezinhar o trabalho com a reabertura ao trânsito automóvel da Rua dos Mercadores.
12 Abr / 17h44 Há um português na Casa Branca. Não é Durão, não é Homem...é um Cão! Chama-se Bo e ainda não meteu água...
13 Abr / 10h33 Guitarrista dos Blasted Mechanism triste com a atitude de alguns fãs micaelenses. Triste? A ingenuidade hurts...ou por vezes dói.

Parafraseando o Daniel Oliveira: «Tenho o messenger, o skype, o facebook, o twitter e o blogue abertos. O telefone tocou e não atendi. Quero estar sozinho». Uma mensagem sem ambiguidades destes tempos onde prevalece hiper-realidade. Efeitos secundários?!


* edição de 14/04/09 do AO
** Email Reporter X
*** O X no Twitter Twitter X

#