segunda-feira, 21 de setembro de 2009

António Pinto Ribeiro nomeado consultor da Presidência do Governo para as artes



António Pinto Ribeiro, personalidade reconhecida internacionalmente, ligada à actividade cultural, nomeadamente às artes plásticas e à criação contemporânea, vai assumir as funções de consultor para as artes da Presidência do Governo/Direcção Regional da Cultura, e de curador da colecção de arte contemporânea internacional dos Açores.

A colaboração de António Pinto Ribeiro tem em vista a consolidação da colecção, que se pretende baseada numa estratégia definida por critérios internacionais que, para além de incorporar os artistas plásticos açorianos, também propicie o enriquecimento do acervo através da incorporação de obras de artistas de outras partes do mundo, refere uma nota emitida pela Direcção Regional da Cultura, da Presidência do Governo.

A decisão tem em conta o reconhecimento de que o fomento da criação artística contemporânea e a introdução na Região de maior contacto com as novas correntes estéticas internacionais é condição indispensável para o desenvolvimento do tecido cultural açoriano, em coesão com o restante território nacional e com o panorama internacional.

O trabalho do reconhecido especialista vai também contribuir para a instalação, em 2012, na Ribeira Grande, do Centro de Arte Contemporânea, uma iniciativa da Presidência do Governo, que funcionará como centro de produção e interacção entre as várias expressões artísticas contemporâneas, onde será instalada a colecção de arte contemporânea da Região.

António Pinto Ribeiro é apresentado, nas novas funções, hoje, às 18 horas, em conferência de Imprensa a realizar no Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio), em Ponta Delgada.

Na ocasião, António Pinto Ribeiro fará uma conferência sob a temática da criação contemporânea, para a qual estão convidados os artistas plásticos e galeristas residentes em S. Miguel, bem como membros da comunidade cultural.


Via GaCS

#