sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Prémio Just Perfect

Não sou adepto destas correntes virtuais mas a nomeação de que fui alvo obriga-me a repassar a maldade. E os nomeados X são:

1. Açores 2010
2. Apeloeh
3. Arrastão
4. Filipe Franco - Fotoblog
5. Fôguetabraze
6. Geométricas
7. In Concreto
8. Indústrias Culturais
9. Pássaro de Corda
10. Sound + Vision

Prémio Almost Perfect Fiat Lux * Carpe Diem

#

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Clipping

«A líder do PSD/Açores, prosseguindo as suas infelicidades verbais desde o célebre discurso de fuga às suas responsabilidades na derrota do seu partido nas últimas eleições autárquicas, entendeu tecer considerações, reproduzidas em órgãos de comunicação social como as rádios e a televisão, sobre a nomeação do Dr. Jorge Bruno, pelo Presidente do Governo, para Director Regional da Cultura.

Tal ocorrência não suscitaria ao PS qualquer comentário, não fosse o conteúdo eticamente reprovável, mas revelador do espírito inquisitorial daquela dirigente partidária. (...)»
Um comunicado para memória futura.

Informação complementar Notícia RTPa. Tlj RTPa de 27.10.10 (11m30s).

#

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A propósito da Semana do 4º Poder

«(...) A comunicação social que temos - e que está em crise grave, como no resto do mundo - também, seguramente, vai cair em si e perceber que a intriga pela intriga, o fait-divers, desmentido no dia seguinte, a busca do sensacionalismo a qualquer preço, os ataques pessoais e as insinuações sem fundamento, a irresponsabilidade de tantos comentadores e a parcialidade das escolhas, não fazem vender mais jornais nem ter mais audiências. Antes pelo contrário. Desacreditam os meios de comunicação social, que é o pior que lhes pode acontecer, numa fase de tão grande incerteza. O que paga, realmente, é a ponderação das notícias dadas, a isenção dos órgãos de comunicação, a qualidade dos jornalistas, que respeitem a deontologia profissional estrita e a elevação do nível cultural e cívico dos noticiários e dos debates.»
Artigo de Opinião de Mário Soares. O programa completo do evento na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

O evento é livre. A participação é gratuita.

#

Diários de Campanha







Remédios da Bretanha e Sto. António, Ponta Delgada » Out'09
Elementos singulares na paisagem rural e outras curiosidades de ocupação territorial no concelho de Ponta Delgada.

#

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Projecto Green Islands vai para o "terreno" em meados de 2010

Notícia avançada hoje na edição do AO.

#

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"Se não criarmos futuro hoje, no futuro não teremos passado"

A ler n'a edição de hoje do Público.
«Uma pessoa do meio, com domínio das artes, pode fazer uma diferença Há menos de 11 meses como directora regional de Cultura dos Açores, Gabriela Canavilhas, de 48 anos, toma hoje posse como ministra da Cultura. Tínhamos uma conversa marcada antes de sabermos da sua indigitação e mantivémo-la. Sobre os Açores, mas, inevitavelmente, a ler nas entrelinhas.»


#

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Desculpe, importa-se de repetir?!


Foto Desabafos na Escuridão
«(...) as barracas das "Noites de Verão" já começaram esta semana a ser retiradas. Só não o foram mais cedo, segundo o vereador José Medeiros, porque os meios necessários para retirar as barracas estiveram ocupados na colocação de cartazes alusivos às eleições de 11 de Outubro.»
O vereador José Medeiros hoje em declarações ao Açoriano Oriental.

Leitura complementar.

#

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Catalisador de silêncios



«(...) através da sua visão passaremos a ouvir o vento que passa nas folhas, o mundo ficará em silêncio e será possível compreender a linguagem dos pássaros. Esta enorme e levíssima aparição é uma imagem simultaneamente dentro e fora do mundo, um espaço em que o tempo é a matéria mais visível. O tempo é o nosso único amigo.»

Rui Chafes, "Parar o Tempo" Out'09


#

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Simulacros e eufemismos


Carlos Carreiro - Exposição "Ponta Delgada, Obviamente!", Out'09

Regresso à coluna depois de uma interrupção forçada devido à directiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a qual não foi aplicada por todos os órgãos de comunicação (regionais e nacionais). A sua aplicação é uma forte condicionante a quem colabora e na prática não garante a isenção pretendida, porque a opinião político-partidária não está vedada, neste caso, apenas e somente, aos candidatos. Porém, esta foi a opção deste jornal que respeito, mas com a qual não estive nem estou de acordo. Adiante.

A semana que passou e, mesmo esta, têm sido pródigas em análises e comentários aos resultados eleitorais do passado dia 11 de Outubro. Há quem tenha vaticinado vitórias a priori sem esperar pelo fecho das urnas. Deu-se mal. Ou fez com que isso fosse relativizado, através da singularidade e personalização do acto e circunscrevendo os Açores à sua maior cidade. É uma interpretação altruísta daquilo a que chamam desenvolvimento harmónico ou quando isso não dá jeito o melhor é fingir que não é nada connosco. Uma posição em claro contrapondo com a visão clarividente de Ângelo Correia, em entrevista ao DN, que diz o seguinte: «Não posso falar em nome dos outros. Mas se fosse líder sentia-me demitido na noite das eleições autárquicas». Isto quando questionado sobre a sua percepção do resultado eleitoral nas autárquicas, e após o que acontecera nas legislativas. Elucidativo?! Muito.

Os dias têm também sido pródigos em aspectos laterais sob o signo do simulacro. A forma pela qual foi tornado pública a revindicação estatutária de um deputado da Assembleia Legislativa Regional dos Açores em nada contribuiu para o elevar da disputa político-partidária. Bem pelo contrário. Esvaziou-a de significado. E foi reduzida ao ridículo. É caso para se dizer que sem os medium não haveria message.

Ps Ao ler o editorial de domingo do Açoriano Oriental dei com uma referência explícita “a guerras dos Museus”. Será importante aqui referir que ao dar-se conta da existência de alguma “guerra” convém não esquecer quem é que aqui é o agressor. Outra leitura que faço é a de que a mesma referência bélica vem dar razão àqueles que verbalizam que há jornalistas que gostam de sangue. Não em sentido literal, é certo! Mas por vezes fica-me a dúvida.


* Publicado na edição de 20/10/09 do AO
** Email Reporter X
*** Twitter Twitter X

#

terça-feira, 20 de outubro de 2009

sábado, 17 de outubro de 2009

«Parar o Tempo»



É o título da escultura de Rui Chafes que é inaugurada esta tarde no jardim do Palácio de Santana.

#

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Recolhimento de Santa Bárbara



As obras do Recolhimento de Sta. Bárbara, afecto ao Museu Carlos Machado, encontram-se na fase de conclusão e em breve será dado início à instalação do discurso museológico e à preparação da abertura ao público, marcada para o verão de 2010.

A Cultura nos Açores segue paulatinamente o seu caminho, sem pressas. E ainda bem por isso.

#

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mensagem pós-eleitoral de Paulo Casaca

«Nas eleições de 11 de Outubro não lográmos o nosso principal objectivo, que era o de vencer as eleições. Não vou naturalmente fazer malabarismos retóricos equivalentes aos que a líder do PSD utilizou tanto ontem como há duas semanas para tentar vender como vitória as suas duas pesadas derrotas, exactamente porque uma das ideias fundamentais que presidiu à minha candidatura foi a de defender a verdade.

Posto isto, será no mínimo justo lembrar que nestas eleições ganhámos mais presidências de juntas de freguesia – seis em vez de duas – mais vereadores, mais deputados municipais e mais mandatos nas assembleias de freguesia enquanto o PSD ganhou menos vereadores, menos presidências de junta, menos deputados municipais e menos membros de assembleia de freguesia. (...)
»
Mensagem pós-eleitoral do candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada cuja acção - por Viver Melhor o concelho - pautou-se por uma forte convicção e determinação nos ideais defendidos. Manteve, ao longo de toda a campanha, o nível do debate elevado (nos raros momentos em que isso foi tornando possível), culminando com um ambicioso programa a sufrágio. A luta foi desigual nos meios mas o resultado foi positivo, em termos simbólicos, pela perda de hegemonia do PSD no concelho.

No meu caso, esta constituiu-se como uma experiência válida e de profunda aprendizagem.

#

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Diários de Campanha






Capelas - Ponta Delgada » Out'09
Nos últimos dias de campanha autárquica a chuva deu lugar ao sol (e ao calor) facilitando, sobremaneira, o contacto porta a porta.

#

Objectivo: autonomia energética

Região estuda investimento na mobilidade eléctrica.

#

terça-feira, 13 de outubro de 2009

+++ discos +++ 1989



So ALive do álbum homónimo dos Love and Rockets. São poucos os discos que hoje ouço como ouvi este e outros que o acompanharam.

#

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Boas notícias


Boqueirão, Sta. Cruz da Graciosa, Agosto'09

Na Graciosa foi lançada a 1ª pedra do Centro de Processamento de Resíduos da ilha. O futuro sustentável dos Açores começa aqui.

#

domingo, 11 de outubro de 2009

Projecto "a céu aberto"



Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua de Bernardo Rodrigues em Sta. Maria da Feira na edição Out/Nov da revista Arquitectura & Construção.

#

sábado, 10 de outubro de 2009

Edifício dos Serviços de Acção Social, Campus de Angra do Heroísmo



Projecto em destaque no número de Jul/Ago'09 da Arq|a.

#

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Minudências




Ponta Delgada - S. José » Out'09
O PS já havia, anteriormente, denunciado esta situação (ou seja, a utilização de "forma descarada dinheiros públicos municipais para promover a sua própria campanha eleitoral, a do seu partido e a dos seus candidatos às juntas de freguesia"). O fairplay fica com quem o prática (de facto!). Tudo o resto são puritanismos de ocasião, típicos de uma direita maniqueísta e persecutória.

#

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Imortalizar por aí...




Ponta Delgada - S. Sebastião Vs. Várzea » Out'09
Será que em S. Sebastião a repavimentação do arruamento e passeios, entre o Largo do Colégio e o Museu Carlos Machado, terá direito a placa inaugural?!

#

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Diários de Campanha






Ponta Delgada - S. José, S. Pedro e Aterro Sanitário » Out'09
Ponta Delgada é uma cidade suja. O Lixo é, cada vez mais, um fenómeno recorrente nas zonas mais nobres da cidade. O tratamento de resíduos urbanos está longe do ideal. São necessários melhores decisores.

#

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Prioridade às pessoas



Conheça o programa camarário da candidatura Viver Melhor - Ponta Delgada liderada por Paulo Casaca.

#

Diários de Campanha






Arrifes e Lagoa (S. Miguel) » Set'09
Nomes, locais e situações impagáveis. A caminhada ainda agora começou...

#

domingo, 4 de outubro de 2009

Património em estado generalizado de abandono



O Património em Ponta Delgada é uma das prioridades apontadas por Paulo Casaca no seu Programa Camarário.

#

sábado, 3 de outubro de 2009

Isto não é Graffiti, é Vandalismo!



Recolhimento de Sta. Bárbara - Rua dos Manaias (Ponta Delgada) » Set'09
A obra ainda não foi inaugurada mas no entanto...

#

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Projecto "Orquestra Francisco Lacerda" com primeira experiência este mês

«O projecto "Orquestra Francisco de Lacerda" - orquestra clássica constituída por músicos profissionais residentes nos Açores - encontra-se em estudo e terá uma primeira experiencia já em Outubro corrente, nos próximos dias 24 (Teatro Micaelense, Ponta Delgada) e 25 (Igreja Nossa Senhora da Guia, Museu de Angra) por ocasião da apresentação da oratória A CRIAÇÃO de J. Haydn. O anúncio é feito pela Direcção Regional de Cultura neste Dia Mundial da Música.

A organização do elenco de músicos e sua distribuição nos naipes e estantes já obedecerá ao modelo que se pretende implementar no futuro, quando estiveram garantidas as condições para o estabelecimento oficial desta Orquestra, previsto para finais de 2010, início de 2011, caso as diversas Instituições Fundadoras vierem a convergir e possibilitar os meios e enquadramento indispensáveis à sua concretização.

O modelo estrutural da Orquestra Francisco de Lacerda deverá ser uma parceria entre o Governo (DRaC) e um conjunto de Autarquias, com a participação de Empresas e Patrocinadores, que, em conjunto, assegurem um orçamento anual que permita a realização de uma temporada de concertos nas várias ilhas, ao longo do ano, numa programação regular assegurada por uma Direcção Artística designada para o efeito.

Esta primeira experiencia em Outubro 2009 contará com mais de 30 músicos residentes nos Açores, aos quais se juntarão outros músicos convidados do Continente, necessários à execução da obra. O projecto será dirigido pelo maestro César Viana, com o Coral de S. José e os solistas açorianos Sandra Medeiros (soprano) e José Corvelo (barítono).

Outros concertos preparatórios para a implantação da Orquestra Francisco de Lacerda se desenvolverão em 2010, a fim de se aferir com precisão os contornos indispensáveis para a concretização deste ambicioso projecto.

O objectivo futuro será a fixação dos músicos a esta orquestra, em regime de contratação, e a criação de uma identidade musical própria compatível com os critérios de qualidade exigíveis numa orquestra regional, cuja actividade terá a periodicidade proporcional correspondente ao investimento respectivo dos Fundadores – Governo, Autarquias e Patrocinadores
».

Um anúncio a propósito do Dia Mundial da Música. Retirado do GAcS

#

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diários de Campanha






Ribeira Quente (S. Miguel) » Set'09
As eleições são outras mas a estrada continua à mesma.

#