sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Projecto "Orquestra Francisco Lacerda" com primeira experiência este mês

«O projecto "Orquestra Francisco de Lacerda" - orquestra clássica constituída por músicos profissionais residentes nos Açores - encontra-se em estudo e terá uma primeira experiencia já em Outubro corrente, nos próximos dias 24 (Teatro Micaelense, Ponta Delgada) e 25 (Igreja Nossa Senhora da Guia, Museu de Angra) por ocasião da apresentação da oratória A CRIAÇÃO de J. Haydn. O anúncio é feito pela Direcção Regional de Cultura neste Dia Mundial da Música.

A organização do elenco de músicos e sua distribuição nos naipes e estantes já obedecerá ao modelo que se pretende implementar no futuro, quando estiveram garantidas as condições para o estabelecimento oficial desta Orquestra, previsto para finais de 2010, início de 2011, caso as diversas Instituições Fundadoras vierem a convergir e possibilitar os meios e enquadramento indispensáveis à sua concretização.

O modelo estrutural da Orquestra Francisco de Lacerda deverá ser uma parceria entre o Governo (DRaC) e um conjunto de Autarquias, com a participação de Empresas e Patrocinadores, que, em conjunto, assegurem um orçamento anual que permita a realização de uma temporada de concertos nas várias ilhas, ao longo do ano, numa programação regular assegurada por uma Direcção Artística designada para o efeito.

Esta primeira experiencia em Outubro 2009 contará com mais de 30 músicos residentes nos Açores, aos quais se juntarão outros músicos convidados do Continente, necessários à execução da obra. O projecto será dirigido pelo maestro César Viana, com o Coral de S. José e os solistas açorianos Sandra Medeiros (soprano) e José Corvelo (barítono).

Outros concertos preparatórios para a implantação da Orquestra Francisco de Lacerda se desenvolverão em 2010, a fim de se aferir com precisão os contornos indispensáveis para a concretização deste ambicioso projecto.

O objectivo futuro será a fixação dos músicos a esta orquestra, em regime de contratação, e a criação de uma identidade musical própria compatível com os critérios de qualidade exigíveis numa orquestra regional, cuja actividade terá a periodicidade proporcional correspondente ao investimento respectivo dos Fundadores – Governo, Autarquias e Patrocinadores
».

Um anúncio a propósito do Dia Mundial da Música. Retirado do GAcS

#

Sem comentários: