quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Confiança


Praia Sta. Bárbara - Ribeira Grande Foto Francisco Botelho

No final de cada ano desfragmentamos a memória dos assuntos que compõem a nossa agenda - mediática, política e mundana. Televisões, jornais e revistas fazem o balanço do ano que agora termina. Os comentadores de serviço falam da prestação dos eleitos, dos maiores feitos científicos, culturais e desportivos. Por esta altura surgem igualmente os inefáveis vídeos de gafes e de apanhados e o habitual slideshow com as imagens emblemáticas do ano. Barack Obama estará em muitas mas a Crise será uma senão mesmo a figura do ano.

Nós por cá teremos de fazer referência, óbvia, numa "selecção" assumidamente pessoal: às eleições que este ano levaram o país três vezes às urnas, em que os eleitores demonstraram que são capazes de discernir o acto a sufrágio; a nomeação de Gabriela Canavilhas para Ministra da Cultura. Uma "perda" para a região mas um ganho muito positivo para o todo nacional, com claros resultados já amplamente aplaudidos; o chumbo na Assembleia Legislativa Regional do diploma que pretendia a legalização da sorte de varas na Região; a chegada dos novos aviões Q200 que deram assim início à renovação da frota da SATA Air Açores; ao "falhanço" da conferência de Copenhaga; ao acordo entre o Governo Regional e os Estaleiros de Viana de Castelo no processo de construção dos navios Atlântida e Anticiclone; à tempestade que por estes dias assola as ilhas, e o país, e que muitos estragos já provocou, com particular violência nas freguesias de Agualva, Quatro Ribeiras e Vila Nova, na ilha Terceira...

E a Crise e o Desemprego?! Ninguém no seu bom senso deseja a quem quer que seja que a Crise lhe bata à porta. Houve quem quisesse uma Crise a toda a força para justificar uma posição político-partidária. No entanto, quem gere os destinos dos Açores age ou tem agido em conformidade com as dificuldades sentidas por todos os Açorianos que têm sido, directa e indirectamente, atingidos pelo desemprego ou por situações de carência. Não podemos ser hipócritas e afirmar que todos vão voltar a ter emprego amanhã, nem que a situação que vivemos será resolúvel como por magia. Fazer com que os efeitos da crise sejam mais ténues nos Açores ou desejar que a mesma não se prolongue indefinidamente revela, isso sim, responsabilidade e sentido de estado. E tenta, por essa via, induzir confiança nos cidadãos, na medida em que muito desta Crise se demonstra pelo recuo do índice de confiança dos consumidores. Isto apesar do relatório trimestral da Comissão Europeia, publicado em Dezembro, ter posto fim à recessão na Zona Euro.

"Sorrir" é fácil. Governar é bem mais delicado do que isso. Já vivemos dias melhores, é certo, mas há que ter confiança. Um bom ano para tod@s!


* Publicado na edição de 29/12/09 do AO
** Email Mail to X
*** Blog X
**** Twitter X

#

Sem comentários: