quarta-feira, 29 de abril de 2009

Escola Secundária de Lagoa recebeu menção honrosa

Uma entrada deste reporter numa comunicação efectuada em Fevereiro sobre o projecto Eco-Escolas. Os parabéns aos alunos e professores.

#

Queima das Fitas deverá emitir 1270 toneladas de CO2 e compensá-las com milhares de árvores

E nos Açores só se queima, nada de compensar (se é que isso é possível) o Ambiente?! Uma má prática deriva numa boa prática. Um exemplo a seguir.

#

No comments

«(...) uma afirmação da melhoria da qualidade da lide tauromáquica, o que constitui um impacto positivo considerável nesta manifestação, nas suas diversas vertentes.»


#

terça-feira, 28 de abril de 2009

Sintra proíbe touradas e espectáculos de circo com animais

E nos Açores estamos a agir em conformidade?!

#

Sorte de Varas

Um caso que vai dar que falar.

#

segunda-feira, 27 de abril de 2009

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Work in Progress

«Beyond any doubt today the basic core values are vastly more "green", if you will, than they were in the 60's and 70's (...)»
A entrevista de Denis Hayes um dos fundadores do Earth Day.

#

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Era uma vez...

O fabuloso mundo das Tias.

#

Crónica

«Acredito que as mulheres não precisam de uma Lei da Paridade para terem lugares elegíveis na Assembleia da República, no Parlamento Europeu ou mesmo nas autarquias! É triste ver os partidos muito preocupados em colocar dois candidatos e alternar com uma candidata para cumprir a lei! É triste, porque revela o estádio de civilização que temos! (...)»
Leitura obrigatória para a reflexão presente na crónica da jornalista Paula Gouveia, publicada hoje na edição do AO.

#

terça-feira, 21 de abril de 2009

2+1



A onda agora é outra... Parabéns à recém-chegada habitante da Casa!

#

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Criatividade endémica



2 jovens açorianos estão em Bruxelas, hoje e amanhã, em representação de Portugal no Forúm das Regiões e dos Municípios Criativos da Europa. As maiores felicidades a ambos.

#

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Sarkobama

Em França o can tem outro significado...

#

Léxico comum

E muito familiar.

#

O futuro passa por aqui

A Toyota antecipa-se ao projecto da Renault-Nissan no mercado plug-in. Independentemente de quem aqui chegar primeiro estas não deixam de constituir-se como boas notícias, carecem, sim, de boas práticas do utilizador.

#

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Twitte-se



O Twitter é a nova coqueluche das redes virtuais gentilmente rotuladas de sociais. Na base é um serviço de microblogging, assemelha-se em muito a um blog mas está restrito a mensagens com um máximo de 140 caracteres, e possui um carácter ainda mais informal e muito pessoal, íntimo até. A comunidade de cada utilizador é construída aleatoriamente consoante os interesses pessoais de cada um, sendo que umas das regras base é - seguir quem me segue. Essa decisão cabe a cada qual. É uma rede de crescimento abrupto e consegue estar interligada com outras redes já instaladas – o blogger e o facebook, por exemplo. As potencialidades são exponenciais e como diz o Carlos Duarte: «Já aprendi bastante com pequenas frases de 140 caracteres». Um facto inquestionável, sendo que o manancial informativo pode ser "pornográfico". E os excessos são fáceis de cometer.

Por exemplo, vou continuar esta coluna como se de uma actualização do Twitter se tratasse. Apenas e só como exercício de exorcização de uma tarefa que assume actualmente um "papel" na minha rotina quotidiana:

8 Abr / 16h18 Os Kings of Convenience tocam a 20 de Junho no Teatro Micaelense para apresentar o novo disco. Um dos concertos do ano!
10 Abr / 00h23 O Governo dos Açores recusou aceitar o Atlântida por incumprimento do contrato por parte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Agora a oposição em coro vem dizer que já o devia ter feito (!). Posso saber como?!
12 Abr / 09h08 O respeito que é devido aos calceteiros de Ponta Delgada passa por não lhes espezinhar o trabalho com a reabertura ao trânsito automóvel da Rua dos Mercadores.
12 Abr / 17h44 Há um português na Casa Branca. Não é Durão, não é Homem...é um Cão! Chama-se Bo e ainda não meteu água...
13 Abr / 10h33 Guitarrista dos Blasted Mechanism triste com a atitude de alguns fãs micaelenses. Triste? A ingenuidade hurts...ou por vezes dói.

Parafraseando o Daniel Oliveira: «Tenho o messenger, o skype, o facebook, o twitter e o blogue abertos. O telefone tocou e não atendi. Quero estar sozinho». Uma mensagem sem ambiguidades destes tempos onde prevalece hiper-realidade. Efeitos secundários?!


* edição de 14/04/09 do AO
** Email Reporter X
*** O X no Twitter Twitter X

#

terça-feira, 14 de abril de 2009

Labjovem

A 2ª edição foi hoje apresentada pelo Governo dos Açores. A Burra de Milho tem de dar o corpo ao manifesto com vista a melhorar alguns aspectos que funcionaram menos bem na 1ª edição do concurso. Não obstante - algumas questões de pormenor - esta é sem dúvida uma iniciativa fundamental na prossecução de um dinamismo que se quer dinamizado em torno dos jovens criativos das ilhas.

#

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Não faz sentido

Rua de Lisboa. Ponta Delgada. Fev'09 Não foi hoje mas podia ter sido. Este é o cenário diário num dos principais acessos ao centro histórico de Ponta Delgada no qual, o actual elenco camarário, quer introduzir uma central de camionagem. Espero que os estudos - em curso - tenham em atenção a confluência de trânsito já existente e que os mesmos traduzam o tráfego decorrente dos serviços que lá se localizam (2 creches, 3 hotéis, 1 centro de fisioterapia, 3 fábricas, 1 empresa de transportes, apenas para nomear os mais significativos). Fica aqui o lembrete de quem utiliza diariamente esta via e que com alguma dificuldade vislumbra a introdução de cerca de 80/90 autocarros, provenientes de vários pontos da ilha e separados por um curto espaço de tempo, num percurso já de si saturado.

#

domingo, 12 de abril de 2009

A inauguração da reabertura

O respeito que é devido aos calceteiros de Ponta Delgada passa por não lhes espezinhar o trabalho com a reabertura ao trânsito automóvel desta obra. Neste assunto, não podia estar mais de acordo com o Helder (na medida em que o problema repete-se relativamente ao desnível que delimita o passeio e a estrada junto à escola Roberto Ivens, fruto da requalificação do Largo de São João, onde a proximidade de uma escola devia salvaguardar este tipo de situações anómalas e com um cariz de perigosidade acrescido para o peão). Mais uma vez faltou coragem à CMPD. Não decidiu. E fica-se por um híbrido ao sabor da "opinião" dita pública. Depois logo se vê...

[uma breve nota histórica]

#

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Há muito, muito tempo...



A banda que usou o passado para sonhar o futuro, segundo a leitura de Nuno Galopim, fez-me recordar, pela via mais dolorosa, 20 anos de saudosas memórias da slacker generation (a Geração X de Coupland ou a Rasca de Silva). Atenção às próximas entradas.

#

Santos da Casa

Para alguns fazem milagres. Por mim dava já início a um processo de beatificação.

#

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Serviço cívico

A propósito de rigor - e porque hoje é quarta - recomendo a leitura da crónica de Gustavo Moura. Não estou de acordo com muito daquilo do que lá é dito mas retenho o essencial sobre o papel que cabe aos profissionais da comunicação.

#

terça-feira, 7 de abril de 2009

A crise

Na versão portuguesa.

#

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Jogos de fortuna e azar

Só sei que não tenho certeza mas não obstante nada me coíbe de afirmar o contrário. E ainda a procissão vai no adro...

#

domingo, 5 de abril de 2009

Redes

O X aderiu ao Twitter.

#

sábado, 4 de abril de 2009

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço

«(...) quem não é condenado está inocente e quem acusa conspira. Nesta forma de estar não há diferença entre responsabilidade política e responsabilidade criminal. Logo, se os processos forem arquivados, o assunto é dado por encerrado. Isto é o porreirismo em todo o seu esplendor.(...)»
Crónica de Estevão Gago da Câmara no AO de hoje. O autor em discurso directo.

#

quinta-feira, 2 de abril de 2009

02.04.2009



#

Bom dia

Muitos e bons anos a bombar.

#

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Agendamentos

O espaço na agenda cultural conferido aos artistas locais tem sido alimentado de forma gradual e tem beneficiado do confronto com outras linguagens/artistas que, felizmente, têm pisado os palcos das ilhas (Faial, Terceira e São Miguel, em particular). O que temos vindo a assistir é bastante gratificante, na medida em que as produções locais têm “evoluído” no confronto directo com a denominada - e mais que fundamental - “importação cultural”. Neste ponto, não faço uma análise às opções estéticas, mas apenas e somente à dinamização da agenda programática.

Nos últimos dias, a Direcção Regional da Cultura anunciou a recuperação da temporada regional através do estender do festival Musicatlântico a uma lógica pluridisciplinar e transversal a todo o ano, um acto maior que teve um grau de exposição relativo, para não lhe chamar menor. Que critérios presidem à cobertura noticiosa em torno da cultura?! A manutenção da ignorância?! Não me parece. Contudo, o trabalho jornalístico recente tem sido assimétrico. Público, criadores e agentes merecem melhor.

Nesta óptica, recupero uma crítica recorrente e amplamente difundida na comunicação social regional escrita - a não aposta nos chamados “valores da terra”. Um facto que me causa estranheza. Pois tenho assistido, recentemente, a um alheamento ou mesmo omissão, não quero falar de esquecimento, em torno de alguns nomes regionais que, de algum modo, têm sido ostracizados, primordialmente, pela imprensa escrita. Há excepções obviamente. Mas goste-se ou não do estilo ou do protagonista de serviço o facto é que o serviço público de rádio e televisão tem feito esse papel - o da promoção. Posso estar a ser injusto, de forma consciente, convém referir, mas, nos últimos meses, passaram por Ponta Delgada: Luís G. Bettencourt com um concerto de retrospectiva; Milagres Paz apresentou uma nova criação e Rodolfo e Marta Vieira apresentaram-se com os seus professores - um deles, o virtuoso violinista Gerardo Ribeiro, passou por mero acompanhante (!). E que exposição é que tiveram?! A nota de imprensa circunstancial. É pouco!

A importância da informação escrita é sobremaneira importante para passar ao largo. A cultura não pode apenas servir de “tapa-buracos"!

* edição de 31/03/09 do AO
** Email Reporter X
*** Imagem X Fernando Resendes/TM

#