terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sensibilidade e bom senso

Jorge Miranda ao Público de 27 Set'10
«(...) Tem defendido que esta não é a altura certa para rever a Constituição da República. Porquê? A três meses das eleições presidenciais, não me parece correcto misturar revisão constitucional com a campanha eleitoral. Em segundo lugar, o debate fundamental dos próximos tempos deve ser em torno da aprovação do Orçamento do Estado. Tudo gira à volta desse tema: se o orçamento passar, a situação será uma; se não, iniciar-se-á uma crise política. Por outro lado, não é oportuno nem sensato um país que está numa situação económica como a nossa entreter-se com o processo de revisão constitucional. Mas há ainda uma outra razão. Os casos recentes, com o da Casa Pia, mostram que é urgentíssimo reformar as leis de processo e as leis judiciárias, o país não aguenta mais processos que se arrastam ao longo dos anos, é um desprestígio para a justiça. (...)»
António Barreto ao Diário Económico de 28 Set'10
«António Barreto adiantou ainda que é contra a abertura de um processo de revisão constitucional nesta altura, defendendo "que deveria ser daqui a seis meses ou um ano, depois da eleição do presidente da República e devia ser feita com mais calma (...)".»
Não há nada que justifique um projecto apressado, que se quer ponderado e amplamente consensualizado. No meio de todo este 'processo' é bom que haja alguém que tenha uma réstia de sensibilidade e bom senso.

#

Sem comentários: