sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Perigosa trapalhada

Por mais que queira é difícil ignorar a agenda política nacional. O nível da "trapalhada" não nos deixa tranquilos, quanto mais ignorar a dimensão gravosa daquilo que todos os dias passa nos rodapés da TV.

O Governo da República assume compromissos sem saber a real aplicação das medidas que aprova em movimento fast forward, fazendo à pressão e encurtando procedimentos de modo a tentar cumprir o calendário. Este ímpeto legislativo em modo apressado não augura nada de bom.

Aliás, este tem sido um Governo pródigo em definir prazos irrealistas para questões que são de importância fulcral para o presente mas sobretudo para onde queremos ir. Maior exemplo do que aqui digo é o corte de 4 mil milhões de euros na despesa do Estado que o Governo de Passos Coelho quer implementar até Fevereiro, quando o que estava previsto era um corte gradual até 2014. Mais do que uma discussão séria sobre aquilo que queremos para o futuro do país, o que se está a fazer é apenas o cumprimento de um objectivo orçamental sem levar em linha de conta uma reflexão aturada para uma questão com esta dimensão. Este corte mais não é do que um orçamento rectificativo. Mas já quem diga que mesmo "não chega"(!).

Estamos todos de acordo quanto à necessidade imperiosa em repensar as funções dos Estado. Esta tem sido uma discussão adiada. E pelos vistos não a vamos concretizar, tal a ânsia em proceder ao "corte". Tal como referiu António Barreto, uma das vozes nacionais mais esclarecidas sobre esta e outras matérias, a "(...) reforma deve ser um conjunto de meios para alcançar um fim, um objectivo. Esse objectivo não está definido". E este ponto parece-me particularmente sensível e, pelo nível do discurso governamental, uma questão que se vislumbra perigosa, sobretudo pelo nível de cegueira idealista presente nos vários protagonistas deste processo – Gaspar, Moedas, Relvas, Borges e outros sucedâneos.

Antes sequer de realizarmos esta “discussão”, a mesma já está “minada” (António Barreto). A divulgação do relatório do FMI apanhou quase todos desprevenidos, incluindo o próprio Fundo Monetário Internacional. Contudo não estamos perante um acto ingénuo. Reproduzo aqui o que a este respeito escreveu Manuel Carvalho (Público): “(…) Pode ser que tenha havido uma fuga de informação por falha dos assessores do Governo ou do FMI, que isso pouco interessa. Pode ser até que esta fuga tenha sido minuciosa e estrategicamente pensada para assustar o país e tornar mais aceitável uma proposta no futuro que, sendo dura, está longe de ser radicalmente dura como a que o FMI defende. O que interessa, porém, assinalar é que é absurdo, pouco democrático e ainda menos corajoso que a reforma do Estado seja lançada por nomes para nós tão familiares como Gerd Schwartz, Paulo Lopes, Carlos Mulas Granados, Emily Sinnott, Mauricio Soto e Platon Tinios em vez de ter assinada pelo primeiro-ministro de um Governo responsável pelo presente e pelo futuro próximo do país”. I rest my case.

A acção de Passos Coelho é uma questão ideológica. Por mais absurdo que nos possa parecer, ele acredita verdadeiramente naquilo que está a fazer. E perante a dimensão do abismo, esta perspectiva é verdadeiramente assustadora.

* Publicado na edição de 14/01/13 do AO
** Email X
*** Blog X
**** Twitter X

Sem comentários: