Ponta Delgada é uma cidade de pequena/média dimensão no contexto português e à escala regional assume-se como a maior cidade açoriana.
Os Açores não têm uma capital, apesar de existirem muitas ‘capitais’ para os mais variados gostos e devaneios (Cascatas, Queijo, Turismo Rural, etc), umas mais ridículas do que outras.
No entanto, ninguém ignora que Ponta Delgada representa, por razões que não será necessário esmiuçar, uma parte substancial da actividade social, cultural e económica do arquipélago.
Apesar da importância que lhe está associada, a cidade tem tido um desenvolvimento atabalhoado e casuístico, consagrado por uma gestão municipal errante que, nas últimas décadas, tem intercalado o seu ‘modus operandi’ pela euforia triunfante e a (actual) apatia do “deixa andar”.
Esta semana numa reportagem do Correio dos Açores (03.07.19), a propósito do movimento turístico no centro histórico de Ponta Delgada e o seu impacto na economia da pequena restauração, comprovei algo que está ao alcance de todos mas cujo depoimento (na primeira pessoa) apenas veio confirmar uma constatação quotidiana.
Já (quase) ninguém habita o centro da cidade e a população flutuante é determinante para manter o negócio de porta aberta, senão vejamos o que nos é dito por um comerciante local: “se não fossem os turistas o Verão seria uma desgraça porque ninguém quer estar na cidade, e até aos Sábados, a partir das 14h00, não se vê ninguém nestas ruas”.
Outro dado que me parece relevante (salientar) é o facto de nenhum dos entrevistados negligenciar o cliente local, pois são estes que os sustentam durante a chamada época baixa.
Uma particularidade que merece ser sublinhada, na medida em que a volatilidade inerente ao sector turístico não nos deve iludir (subtraindo, neste processo, os residentes).
Alinhando pelo mesmo diapasão, o arquitecto Kol de Carvalho foi bastante contundente na crítica ao momento que experienciamos (entrevista ao Correio dos Açores, 15.06.19), onde não foi parco na adjectivação da (nossa) qualidade de vida e dos impactos da actividade turística (na cidade e na ilha).
Quando questionado se concordava com o Presidente da Câmara (de Ponta Delgada) quando diz que a pressão do turismo não está a ter impactos no urbanismo na cidade, respondeu simplesmente: “ou ele não sai à rua ou não se apercebe. Se calhar, anda sempre naqueles carros com os vidros pretos e não vê cá para fora.”
E não se ficou por aqui, tocou em inúmeras feridas, ostensivamente ignoradas ao longo dos últimos anos, nomeadamente, a mobilidade urbana e a pressão do automóvel num espaço demasiado sensível para ser massacrado com o excesso de viaturas e poluição: “as ‘bertinhas’ não dão resposta e não estão coordenadas com o resto dos transportes públicos.”
E no final deixou um aviso: “Não estou a dizer que se corte com o turismo. Estou a dizer é que se modele o turismo porque isto não é como as Canárias (…) Isto tem outra escala, tem outras necessidades, tem o diabo da paisagem e do ambiente que nós não podemos destruir. Quando destruirmos isso, o que é que temos?”
Perante esta súbita mudança de paradigma impõe-se uma outra atitude e pro-actividade na gestão do espaço público.
A responsabilidade destes dias não é compaginável, nem comparável, com a bonomia de um desnorte continuado, nem a gestão da cidade pode estar consignada a uma mera função de porta de (des)embarque e de paraíso AL.
* Publicado na edição de 08/07/19 do Açoriano Oriental
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