segunda-feira, 1 de julho de 2019

Sem excluir (ninguém)

A pressão gerada pelo crescimento turístico (dos últimos anos) tem contribuído para o presente dinamismo económico, visível em diversos quadrantes da sociedade.

Este movimento tem sido fundamental para a revitalização da economia, a qual tem operado uma enorme transformação da nossa disponibilidade (e atenção) em prol de uma actividade que foi até aqui, essencialmente, sazonal.

No contexto actual, não sou anti-turismo, nem contra os turistas (até porque todos nós acabamos por sê-lo), mas não posso aceitar que toda a iniciativa (e investimento), público e privado, tenha como única justificação, e prioridade, aqueles que nos visitam.

Andamos inebriados com o movimento gerado pelo fluxo crescente de turistas e há, em cada um de nós, um potencial empresário de alojamento local. No coração de uma cidade onde a reabilitação urbana só é possível devido a este mimetismo colectivo, como é que podemos falar de “autenticidade” se ninguém a habita e só existem casas (vazias ou de ocupação temporária)?

Até que aconteça um ajustamento na procura não me parece que esta situação se altere. O arrendamento de longa duração é uma missão (quase) impossível e 50% do negócio imobiliário é gerado por não-residentes.

Será que a nossa vivência colectiva é passível de ser transformada num “produto”?

Este devir ignora a(s) ilha(s) que fica(m) de fora do roteiro turístico e uma parte substancial da população não está preparada (nem disponível) para engrossar a fileira deste sector (seja por falta/excesso de qualificações ou por baixas remunerações), sendo que se trata de uma área que carece de recursos humanos especializados (num mercado altamente exigente e concorrencial).

Neste cenário que papel cabe à Cultura? Convinha primeiro destrinçar o que é animação cultural/turística de Cultura. No entanto, a realidade associada às festas (e festivais) de verão prova o contrário.

A Cultura é um instrumento útil quando afirmamos a nossa identidade e pretendemos valorizar as idiossincrasias que nos distinguem de outros destinos. Parece-me pouco.

Nos anos da (última) crise passamos a ouvir que era possível “fazer mais com menos” e que que as “indústrias culturais e criativas” (um equívoco) adicionavam economia à Cultura. Há coisas que vieram por bem, outras nem tanto. A escassez de recursos veio para ficar, esse é um cenário que dificilmente se alterará. E nem tudo é passível de ser produzido em série, importa, sobretudo, perceber isto.

E de que Cultura é que falamos? O programa cultural que vendemos aos turistas (mas que é na essência apenas para locais) não pode ser apenas preenchido com entretenimento, apesar de este ser, igualmente, necessário e de cumprir um importante capital (numa economia informal e de pequena escala).

O apoio da Cultura aos agentes (culturais) deve consagrar a sua acção na criação artística, na promoção das tradições, na valorização do passado e no acesso ao conhecimento.

O entretenimento não faz parte desta equação, pelo que importa, de uma vez por todas, clarificar esta questão, neutralizando a confusão vigente entre os diversos actores.

E o Turismo Cultural? Pode vir a constituir-se como um recurso diferenciador, pressupõe planeamento e requere um enorme esforço (colectivo) de concertação.

A sustentabilidade (ambiental, patrimonial e social) só fará sentido quando for vivenciada em pleno, e de forma transversal, por toda a comunidade (e sem excluir ninguém).


* Publicado na edição de 24/06/19 do Açoriano Oriental
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