terça-feira, 9 de março de 2010

A discussão está na rua



Vamos a factos: os Moradores estão contra a construção da central de camionagem na rua de Lisboa, prevista para as imediações do Coliseu Micaelense.

Este movimento originou uma petição online com o propósito de travar a intenção camarária.

Perante estes desenvolvimentos a câmara persiste no erro com um argumentário falacioso, afirmando, que «(...) o lado poente que está social e economicamente descompensado e despovoado, e em evidente desequilíbrio relativamente à zona nascente». O mesmo é dizer que S. Pedro, sem esquecer a Calheta, é uma zona nobre na comparação directa com S. José (!).

Não me parece que haja aqui o mínimo de bom senso, nem a intenção de realizar estudos aprofundados e compatíveis com as necessidades que se preconizam. A cidade precisa urgentemente de um plano de mobilidade eficaz. Isso requer medidas previsivelmente impopulares e esta autarquia não tem coragem para as tomar.

Uma cidade que depende de uma garagem para revitalizar o seu centro histórico não pode estar em boas mãos. E podemos igualmente questionar: quem é que quer morar ou abrir uma loja num terminal rodoviário próximo do centro e de outro comércio já existente? Que fetichismo camarário é este que tudo quer enterrar? Será o subsolo de Ponta Delgada assim tão frutuoso?

Esta terça-feira há Assembleia Municipal extraordinária para debater este polémico projecto.

A discussão não se fica por aqui e está para durar...

#

Sem comentários: