quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O meu 'ecoponto'

Parque do Peru, Ponta Delgada, Out'10
















Esta situação é mais do que recorrente e passou a ser um mau cartão-de-visita a quem, em sua casa e muitas das vezes sem espaço para o realizar, faz a triagem do seu lixo doméstico.

Não sou daqueles que desmotivam ao primeiro sinal de contrariedade. E não faço da minha prática - o 'exemplo' de todos. Outros há que, perante este cenário, desacreditam do 'processo'.

Temos de reconhecer que é frustrante verificar a 'insuficiência' de quem não cumpre com o estipulado, age de forma irregular e sem a celeridade que este tipo de acções exige. O lixo aqui fotografado permaneceu 'intacto' todo o passado fim-de-semana. Infelizmente, não faltam exemplos destes. Para isso bastará uma simples deambulação pela urbe. Esteve mau tempo?! Esteve. Mas se a recolha fosse atempada, contínua e eficaz, porventura não teríamos a proliferação destes 'aglomerados'.

Para o caso de sermos confrontados com um ecoponto vandalizado ou sobrelotado devemos informar o município pelo nº disponível (800223660), de forma a denunciar a situação e exigir a sua resolução. É nosso dever exigir a quem gere os destinos municipais que faça o que lhe compete.

A proactividade em prol de uma cultura de eficiência e de respeito pelo espaço público é uma tarefa de todos. Como munícipes devemos pugnar quotidianamente pelos nossos deveres/direitos e não apenas quando o 'lixo nos bate à porta'.

* Informação complementar em O Meu Ecoponto

#

Sem comentários: