segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Convidada especial

A última sessão plenária da IX legislatura ficou indubitavelmente marcada pela intervenção final de Carlos César na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Foi deputado na oposição durante várias legislaturas e Presidente do Governo nos últimos 16 anos.

O seu discurso aludiu ao momento difícil que atravessa o país, e ao qual os Açores não estão imunes. Não vivemos um tempo normal, nem, desde o início da crise, o Governo Regional se furtou às suas responsabilidades. O memorando de entendimento entre os Açores e a República e o relatório da Inspecção Geral das Finanças têm sido cartel da oposição, que não está interessada em discutir soluções e, muito menos, em apresentar o que quer que seja. Permitam-me uma correcção: o PSD/A (e restante oposição) apressa-se, sim, a apresentar medidas sem cabimento orçamental, com carácter populista e demagógico, para depois vir a terreiro criticar as medidas tomadas pelo Governo, criticando o "supérfluo" e, de forma incompreensível, prometendo tudo a todos. É, e tem sido, um caso patológico.

A resposta dada por César não podia ser mais concludente: «(…) Só o desconhecimento total da função governativa no espaço em que vivemos, ou a mais primária das demagogias, é que pode levar, mesmo em vésperas de eleições, a contestar que não só tem que ser assim como há muito que é assim. (…) Não há perda de Autonomia com este memorando. Perda de Autonomia houve, sim, para o país e para todos nós quando o país ficou nas mãos do Fundo Monetário Internacional e da "troika"».

O que começou por ser uma agenda tranquila, rapidamente se transformou num frenesim. A um mês das eleições, o que importa é o soundbyte e o ruído foi a nota dominante. Se bem que o silêncio de alguns foi motivo de estupefacção. O proteccionismo operado pela maior bancada da oposição em torno da líder, presente, qual convidada especial, foi penoso, sendo notória a necessidade de fuga ao confronto directo com Vasco Cordeiro, para se remeter a um encerramento do debate de urgência (figura regimental que não permite o contraditório). Os actos são demonstrativos da fibra de quem os protagoniza.

Curiosamente, a meio do plenário e da discussão de urgência, caía uma bomba. Afinal, a troika, que está em Portugal para analisar o cumprimento do programa de assistência económica e financeira a Portugal, não vai reunir com o Governo dos Açores, "por não considerar necessário esse encontro". Segundo a LUSA, a "decisão da troika deve-se ao bom estado das finanças regionais". Se dúvidas houvesse, esta declaração dissipa-as. Pelos vistos, os deputados do PSD/A na República não têm estado atentos e embarcaram na campanha para "denegrir" a Região, remetendo um requerimento ao Governo da República - o mesmo que esteve reunido com os representantes da "troika" (?!). Este tipo de acção política é inútil.

Vivemos num mundo em mudança. As soluções do passado não têm lugar nos tempos actuais. As respostas convencionais tornaram-se obsoletas. Não há lugar para dogmas. O que ontem era uma certeza, hoje são muitas dúvidas. Não existem empregos para a vida, nem uma vida de pleno emprego. Ainda não superamos o choque do embate com esta realidade e reinvenção passou a ser palavra de ordem.

O eleitorado já não se move pela promessa fácil. No entanto, há quem continue a achar que as pessoas não estão atentas e que as mudanças se fazem por decreto ou por intervenção divina. Os Açores e o mundo, entretanto, já mudaram.

* Publicado na edição de 10/09/12 do AO
** Email X
*** Blog X
**** Twitter X

Sem comentários: