Speakers' Corner 13
-
*Reconquistar a Democracia*
A comunicação social, toda ela, na sua permanente excitação editorial, têm
estado efervescente com as efabulações das próxima...
Há 35 minutos
«(...) porque as únicas pessoas autênticas para mim são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por ser salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, aquelas que nunca bocejam ou dizem um lugar comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas peças de fogo-de-artifício a explodir entre aranhas, entre estrelas (...)» Jack Kerouac On the Road ** Uma anotação Geométrica(s)
ENVC pagam 40 milhões de euros e ficam com navios Atlântida e AnticicloneMelhor presente para a Região, para Secretaria Regional da Economia e para Vasco Cordeiro, seria difícil!
Copenhagen closes with weak deal that poor threaten to rejectNos últimos dias de negociações houve quem defendesse "que um mau acordo em Copenhaga será pior que nenhum acordo". E no final foi isso que veio a acontecer. 2 semanas de reuniões provaram não ser suficientes para os países do globo. Os líderes mundiais também não foram capazes de derrubar os muros que os separam. E com este desfecho a relevância e o papel decisivo das Nações Unidas na mediação de questões globais acaba fragilizado.
EDA investe no abastecimento dos carros eléctricosUma abordagem cada vez mais próxima e que passa de inverosímil a real.
«Este novo PSD tem maus fígados e péssimo perder. Desdenha das iniciativas do Governo, escarnece do cumprimento das suas prioridades. É desavindo por princípio, e ressabiado por convicção! Tudo o que vem do Partido Socialista não parece vir por bem. É um PSD de algibeira, traz no bolso uma tirada agressiva e um punhado de números. E critica o povo que nos escolheu. Dirão sem peias que somos do piorio. Excomungarão o betão e lamentarão o investimento, com espírito de empreiteiro zeloso ou de ourives entretido com o miligrama, até esquecer de que cor era verdadeiramente a pedra (...)»Intervenção de Cláudia Cardoso na discussão do Plano e Orçamento da RAA para 2010.
«(...) O seu interior mantém, no entanto, intacta a traça original e alguns objectos de culto, entre os quais uma cadeira de circuncisão (1819), candelabros e documentação histórica em hebraico. (...)»Estranha noção de salvaguarda do Património.
«Na cultura, Rogério Roque Amaro lembra que "esses valores estão obviamente em transformação, mas têm a ver com a identidade dos Açores e não podem ser folclorizados para os turistas, devendo ser valores de coesão social, sendo aqui a cidadania cultural muito importante para a sua preservação e valorização" (...)»Excerto retirado da notícia referente ao Workshop "Cidadania e Coesão Social", presente na edição de hoje do AO.
«A líder do PSD/Açores, prosseguindo as suas infelicidades verbais desde o célebre discurso de fuga às suas responsabilidades na derrota do seu partido nas últimas eleições autárquicas, entendeu tecer considerações, reproduzidas em órgãos de comunicação social como as rádios e a televisão, sobre a nomeação do Dr. Jorge Bruno, pelo Presidente do Governo, para Director Regional da Cultura.Um comunicado para memória futura.
Tal ocorrência não suscitaria ao PS qualquer comentário, não fosse o conteúdo eticamente reprovável, mas revelador do espírito inquisitorial daquela dirigente partidária. (...)»
«(...) A comunicação social que temos - e que está em crise grave, como no resto do mundo - também, seguramente, vai cair em si e perceber que a intriga pela intriga, o fait-divers, desmentido no dia seguinte, a busca do sensacionalismo a qualquer preço, os ataques pessoais e as insinuações sem fundamento, a irresponsabilidade de tantos comentadores e a parcialidade das escolhas, não fazem vender mais jornais nem ter mais audiências. Antes pelo contrário. Desacreditam os meios de comunicação social, que é o pior que lhes pode acontecer, numa fase de tão grande incerteza. O que paga, realmente, é a ponderação das notícias dadas, a isenção dos órgãos de comunicação, a qualidade dos jornalistas, que respeitem a deontologia profissional estrita e a elevação do nível cultural e cívico dos noticiários e dos debates.»Artigo de Opinião de Mário Soares. O programa completo do evento na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
«Uma pessoa do meio, com domínio das artes, pode fazer uma diferença Há menos de 11 meses como directora regional de Cultura dos Açores, Gabriela Canavilhas, de 48 anos, toma hoje posse como ministra da Cultura. Tínhamos uma conversa marcada antes de sabermos da sua indigitação e mantivémo-la. Sobre os Açores, mas, inevitavelmente, a ler nas entrelinhas.»
«(...) as barracas das "Noites de Verão" já começaram esta semana a ser retiradas. Só não o foram mais cedo, segundo o vereador José Medeiros, porque os meios necessários para retirar as barracas estiveram ocupados na colocação de cartazes alusivos às eleições de 11 de Outubro.»O vereador José Medeiros hoje em declarações ao Açoriano Oriental.
«(...) através da sua visão passaremos a ouvir o vento que passa nas folhas, o mundo ficará em silêncio e será possível compreender a linguagem dos pássaros. Esta enorme e levíssima aparição é uma imagem simultaneamente dentro e fora do mundo, um espaço em que o tempo é a matéria mais visível. O tempo é o nosso único amigo.»
Rui Chafes, "Parar o Tempo" Out'09
«Contactada pela RTP Açores a Câmara de Ponta Delgada lembra que o fim das noites de verão coincidiu com o inicio do ano lectivo e acrescenta que as barracas ainda não foram retiradas porque os responsáveis pela área da logística estiveram ocupados com a realização dos habituais trabalhos de manutenção nas escolas do concelho»Passado o tempo animado o real Campo de São Francisco regressa à sua condição de abandono e marginalidade. E, no momento actual, não há logística que o salve.
«Nas eleições de 11 de Outubro não lográmos o nosso principal objectivo, que era o de vencer as eleições. Não vou naturalmente fazer malabarismos retóricos equivalentes aos que a líder do PSD utilizou tanto ontem como há duas semanas para tentar vender como vitória as suas duas pesadas derrotas, exactamente porque uma das ideias fundamentais que presidiu à minha candidatura foi a de defender a verdade.Mensagem pós-eleitoral do candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada cuja acção - por Viver Melhor o concelho - pautou-se por uma forte convicção e determinação nos ideais defendidos. Manteve, ao longo de toda a campanha, o nível do debate elevado (nos raros momentos em que isso foi tornando possível), culminando com um ambicioso programa a sufrágio. A luta foi desigual nos meios mas o resultado foi positivo, em termos simbólicos, pela perda de hegemonia do PSD no concelho.
Posto isto, será no mínimo justo lembrar que nestas eleições ganhámos mais presidências de juntas de freguesia – seis em vez de duas – mais vereadores, mais deputados municipais e mais mandatos nas assembleias de freguesia enquanto o PSD ganhou menos vereadores, menos presidências de junta, menos deputados municipais e menos membros de assembleia de freguesia. (...)»