quinta-feira, 28 de maio de 2009

The World According to Monsanto



Um documentário revelador da economia predatória ao redor da indústria alimentar e dos efeitos perniciosos para a saúde pública e do planeta.

#

quarta-feira, 27 de maio de 2009

WC QB



Na espuma destes dias Atlânticos por vezes existem assuntos que passam incólumes. São puro e simplesmente considerados não assuntos. Ou talvez porque o “setting” que faz a “agenda” converte-os em secundários.

Alguns exemplos. Mais um ano no Campo de S. Francisco. E quase o mesmo ritual. Nada como mudar para que tudo fique na mesma. Falo das Festas do Senhor Santo Cristo. Não propriamente do figurino religioso mas da vertente profana aquela que porventura é tida como uma romaria para o negócio. E daí já nem sei, pois todos os anos ouvimos dizer que “está cada vez pior”. E pior como e porquê? Às tantas porque o público não será o mesmo ou se é o mesmo será que quer o mesmo de há 20 ou mais anos? Não obstante os “públicos” que acorrem às festas existem coisas que não mudam. Refiro-me concretamente à falta de casas de banho públicas disponibilizadas e da higiene. A comummente apelidada avenida do Coliseu enche-se de barraquinhas de comes e bebes para satisfazer os desejos de iguarias que são, cada vez mais, raras nas ementas habituais. Um desejo legítimo. Convinha é que tal fosse acompanhado de um apoio condigno. E tal não acontece. Embora haja melhorias nas condições apresentadas é preciso inovar o conceito e quiçá o local de implantação das referidas “barraquinhas”. Outro aspecto condenável é, como referi anteriormente, o número de casas de banho disponíveis cuja opinião popular é transversal a todos (ou quase todos): “Não se justifica que exista apenas uma casa de banho pública numa festa com esta dimensão” (Açoriano Oriental de 19.05.09).

É incompreensível este estado de coisas. Um problema que se arrasta e uma situação que se prolonga durante as chamadas Noites de Verão no Campo de S. Francisco. A incapacidade em ultrapassar situações como esta é confrangedora. Por estes dias Ponta Delgada foi, pelas razões evocadas, tudo menos aqui que apregoa ser (e aparenta parecer) - uma cidade sustentável.


PS Arrancou a campanha eleitoral para as eleições europeias que se realizam no próximo dia 07 de Junho. Os candidatos perfilam-se e para além de toda e qualquer opinião que possamos ter em termos políticos importa que cada um de nós exerça o seu dever de cidadania e vá votar. A Europa não é algo intangível. A sua influência determina em muito o nosso quotidiano e determinará, quer queiramos quer não, o nosso futuro. A participação coloca as pessoas primeiro. E é pelos Açorianos, na Europa.



* edição de 26/05/09 do AO
** Email Reporter X
*** Foto X André Frias/Contratempo
*** O X no Twitter Twitter X

#

terça-feira, 26 de maio de 2009

Ilha das Flores classificada reserva da biosfera



Uma boa notícia que vem reforçar, ainda mais, a necessidade da contínua consciencialização colectiva em prol da defesa do Ambiente nos Açores.

[foto] Francisco Botelho

#

sábado, 23 de maio de 2009

Governo admite recrutar mais vigilantes da natureza

Uma medida que se impõe como fundamental.

#

sexta-feira, 22 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mais do mesmo

«Faltam casas de banho nas festas A falta de casas de banho públicas e a hora imposta para o encerramento das ‘barraquinhas’ durante as festas do Senhor Santo Cristo são contestadas pelos comerciantes e pelos clientes. (...) Cátia Melo, da ‘barraquinha’ Duarte Melo, que marca presença nas festas há doze anos consecutivos, partilha da mesma preocupação e considera que a instalação de várias casas de banho portáteis em diferentes pontos do recinto das festas poderia resolver o problema. “Não se justifica que exista apenas uma casa de banho pública numa festa com esta dimensão”, declara. (...) Embora o programa oficial das festas do Senhor Santo Cristo termine na próxima quinta-feira, as ‘barraquinhas’ de ‘comes e bebes’ prolongam a sua actividade até ao próximo sábado, com o objectivo de rentabilizar o investimento do aluguer. (AO de 19.05.09)»
É incompreensível este estado de coisas. Um problema que se arrasta e uma situação que se prolonga durante as chamadas Noites de Verão no Campo de S. Francisco. A incapacidade em ultrapassar situações como esta é confrangedora. Por estes dias Ponta Delgada foi tudo menos aqui que apregoa ser (e aparenta parecer) - uma cidade sustentável.

#

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Remissão

«(...) Sem se perceber bem como e porquê os “custos” da obra não são da paróquia, nem da Diocese, nem dos seus fiéis, nem mesmo da autarquia de Ponta Delgada…serão de um generoso construtor civil(?). Quem é o indulgente na construção da nova igreja? Mas mais que os contornos do inapropriado “investimento”, preocupa sobretudo o estado de debilidade financeira da Diocese, que mostra que não tem objectivamente meios de manter e reabilitar o seu património. O deplorável estado da reconstrução das igrejas destruídas pelo sismo de 1998 no Faial traduz-se, ainda, em várias paróquias e lugares, que “improvisaram” locais para se celebrar a Missa. (...)»
Crónica de Estevão Gago da Câmara do passado sábado, 16 de Maio, no AO, sobre a nova igreja do Lagedo. A importância da opinião numa cidade cada vez mais apócrifa.

#

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dia da Europa, uma visão açoriana



No passado sábado, 9 de Maio, o Governo dos Açores celebrou o Dia da Europa com a inauguração da exposição de fotografia “Desafios Globais, Soluções Europeias: Uma visão açoriana”, organizada pela Associação dos Fotógrafos Amadores dos Açores, e uma conferência sob o tema “Criatividade e Inovação” na Academia das Artes dos Açores, em Ponta Delgada.

O local não podia ter sido o melhor. A Academia das Artes merece a melhor atenção de todos nós. Não só pelo papel que já desempenhou como também pela tarefa recente, pela mão da nova direcção e em particular pela artista Nina Medeiros, em reposicionar a instituição no roteiro maior das artes plásticas nos Açores. A este propósito veja-se a exposição recente de José Pedro Croft, por exemplo.

O programa comemorativo não podia ser mais aliciante. Isto apesar de quase à mesma hora acontecer o fim do SATA Rallye e por via desse facto estar instalado o caos na circulação automóvel no centro histórico de Ponta Delgada. Mesmo assim e à hora prevista a sala estava repleta para ver e ouvir os conferencistas presentes e a exposição patente.

Numa altura em que a “crise” domina os headlines noticiosos, o painel de convidados constituía a prova de quão criativos são os portugueses, cujo trabalho tem tido, nestes casos, uma repercussão e uma pertinência global. Mas isto é quase sempre relativizado pelos “profetas do apocalipse”.

A conferência contou com a participação de Carlos Zorrinho, coordenador nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação, de Leonel Moura, artista plástico e Embaixador para o Ano Europeu da Inovação e Criatividade de Elvira Fortunato, investigadora e inventora do chip de papel e de Manuel Sousa Lima, jovem açoriano designer e fundador da Visual Complexity nomeado pela revista americana Creativity como “uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009”. As comunicações não desiludiram e constituíram-se como uma agradável surpresa naquele final de tarde.

A importância da Europa no nosso quotidiano é inquestionável e os desafios presentes à sua fundação são ainda hoje válidos, pelo que a necessidade de “criatividade” e “inovação” são imprescindíveis para “para vencer os novos desafios globais que surgem” (cit. Robert Schuman).


* edição de 12/05/09 do AO
** Email Reporter X
*** O X no Twitter Twitter X
**** Foto X Nicolau Wallenstein

#

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Açores no Festival de Cinema de Cannes

A noticia pela pena do Açoriano. Uma medida que conta com o apoio da DRC.

#

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A votação da "Sorte de Varas"



Com os agradecimentos ao Zirigunfo.

#

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Actualização



O blog de Bernardo Rodrigues que dá conta das suas presenças na imprensa (nacional/internacional).

#

terça-feira, 12 de maio de 2009

Movimento



Promotor Inconcreto.

#

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inovação e Criatividade

Para quem não viu aqui fica o link para o programa Câmara Clara com Manuel Sousa Lima, um jovem designer açoriano e fundador da Visual Complexity nomeado pela revista americana Creativity como "uma das 50 mentes mais criativas e influentes de 2009".

#

domingo, 10 de maio de 2009

"Desafios Globais, Soluções Europeias: Uma Visão Açoriana"



A propósito das comemorações do Dia da Europa está patente uma exposição de fotografia pela AFAA na Academia das Artes dos Açores. A conferência de ontem foi a todos os níveis enriquecedora e surpreendente.

#

sábado, 9 de maio de 2009

Sem margem para errar

"respeitem as pessoas, respondam aos seus interesses e torná-los, em última análise, susceptíveis de serem politicamente responsabilizados."
Palavras de Stanley Greenberg numa entrada mais que pertinente de Pedro Magalhães sobre a auscultação pública da legalização da "Sorte de Varas" nos Açores.

#

sexta-feira, 8 de maio de 2009

A ler

Uma perspectiva interessante sobre a forma daquilo que se pretende aprovar no parlamento açoriano. E o absurdo da pertinência deste acto legislativo, no espaço e no tempo, perante a relevância constitucional conquistada com o novo Estatuto Político Administrativo dos Açores.

Linkado daqui.

#

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pixies



Doolittle foi um disco marcante na história do rock e das gerações que lhe sucederam. Fez 20 anos em Abril.

#

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Boas práticas

Câmara de Lisboa vai começar a usar água reutilizada para lavar ruas e regar zonas verdes
A água é um recurso escasso e precioso que assume, em ilhas como os Açores, uma enorme importância. Ultimamente tem sido notícia a rotura eminente do abastecimento de água da rede pública em algumas ilhas do arquipélago, com ênfase, particular, na ilha Terceira. Esta situação apesar de circunscrita deve ser tida como prioridade regional. E como regional refiro-me à necessidade de não restringir a esfera de intervenção apenas e somente à acção do Governo, na medida em que é fundamental que todos nós - de forma consciente e activa - possamos alterar práticas e comportamentos ambientalmente insustentáveis. Reduzir o consumo de água, adequá-lo e racionalizá-lo às nossas necessidades e prioridades é, muito provavelmente, o melhor contributo para a preservação do nosso ecossistema.

#

terça-feira, 5 de maio de 2009

Passe Social



Os transportes públicos são acolhidos com “desconfiança” por uma parte significativa da população, o que faz com que eles não se constituam como uma real opção de mobilidade. O utilizador regular é um “resistente” que almeja, à primeira oportunidade, deixar de o ser.

Para a construção deste estado de coisas contribuiu o parco investimento que, durante décadas, residiu sobre quem concessionou a rede de transportes públicos nos Açores. Este não é um negócio fácil. Está sujeito a constrangimentos vários e a rentabilidade é pouco apelativa.

Não obstante todas as dificuldades que possam ainda subsistir, a verdade é que na última década tem sido feito um esforço, em particular pelo Governo dos Açores, em adequar condignamente a frota de autocarros. Alguns deles com um histórico para além do razoável.

Neste sentido, tem sido dada prioridade à aquisição de equipamentos com maior eficiência energética, logo menos poluentes e mais económicos, uma prática assumida pela concessão de incentivos financeiros ao abrigo do Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros (SIRIART).

Por forma a complementar esta medida de modernização, e retirar o estigma que possa residir sob quem utiliza o transporte público, o Partido Socialista apresentou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores um projecto de resolução que visa introduzir um passe social nos transportes públicos regionais, de modo a reduzir o valor médio das tarifas, em pelo menos 50%, permitindo, por esta via, aumentar o rendimento disponível das famílias e dos agregados familiares mais carenciados e que são, por regra, aqueles que mais utilizam a rede de transportes públicos regional.

Paralelamente, será importante modernizar igualmente o sistema de informação de horários e percursos, de forma a melhorar o serviço ao utilizador, tanto o residente como aquele que nos visita.

É necessário uma “operação de charme” em torno da maximização do transporte público, em detrimento do uso do automóvel particular, sendo que esta medida é um contributo nesse sentido e reveste-se, pela sua aplicabilidade, de um cariz de profunda justiça social e de uma lógica coincidente com a disseminação de formas de mobilidade ambientalmente sustentáveis.


* edição de 28/04/09 do AO
** Email Reporter X
*** O X no Twitter Twitter X

#

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cartão Personalizado



Indelével e intransmissível para todos os defensores da Sorte de Varas nos Açores.

Visto em Philthy's Diversions.

#

domingo, 3 de maio de 2009

Mãe querida



Um bom dia para rever Almodóvar (e uma boa ocasião para completar a colecção com a iniciativa Visão/Expresso).

#

sábado, 2 de maio de 2009

A importância de Abril

«(...) É legítimo, natural, naquela sessão, falar dos problemas e das dificuldades actuais. Mas quem não queira alimentar um certo saudosismo da ditadura e a mentirosa mitificação de Salazar, no mínimo não pode traçar um quadro assim negro da realidade do País, silenciando que a revolução libertadora de 1974 cumpriu todos os seus objectivos e foi fiel a todos os seus ideais e princípios.

Para um certo branqueamento da ditadura contribuem também comparações com o passado absolutamente falsas. Uma delas tem a ver com a liberdade de imprensa. Até já ouvi dizer, pasme-se, que se, no passado, havia Censura, agora também não há liberdade, por causa da existência de processos-crimes a jornalistas, em particular os de José Sócrates relativos a acusações ou suspeições de corrupção no caso Freeport. Ora, só quem não faz a mínima ideia do que foi a feroz Censura prévia, um dos principais instrumentos da tirania, nem sequer faz ideia do que é liberdade e Estado de Direito, pode fazer tal comparação, imbecil e injuriosa para o regime democrático.

Nós, jornalistas, respeitada a deontologia profissional e cumpridas as legis artis, temos o direito-dever de dar as notícias de interesse público, quem quer que seja que ponham em causa. Por sua vez, os cidadãos que se considerem atingidos por elas, mesmo sendo políticos, têm direito a recorrer aos tribunais (embora os políticos estejam sujeitos a especial escrutínio, com as naturais consequências, também jurídicas). Se nós, jornalistas, temos direito a emitir opiniões sobre a acção e o trabalho dos políticos - não nas notícias e separando-as claramente dos factos -, a inversa também é verdadeira e não constitui nenhum escândalo. Há aqui uma série de mal-entendidos e em alguns casos enche a boca com a liberdade quem não tem especial legitimidade nem autoridade moral para o fazer (...).»
Opinião de José Carlos de Vasconcelos na edição desta semana da Visão. A reter.

#

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Retrocesso civilizacional



Amplificação nacional da notícia sobre a iniciativa regional que pretende a reintrodução da sorte de varas nos Açores. E a certeza de que a indignação passará a ser, também ela, notícia.

#