quinta-feira, 24 de junho de 2010

Consulta Pública - Indústrias Culturais e Criativas





Sessão 2 Ponta Delgada 24 Jun'10
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Moderador Rui Jorge Cabral (jornalista)

21h00 DRC, Jorge Paulus Bruno
21h15 9500-Cineclube, João da Ponte
21h30 Escola de Novas Tecnologias dos Açores, João Lima
21h45 HDG-Açores, Miguel Borges Pombo

Perguntas em 'debate'_

- Como criar mais espaços e melhor apoio para a experimentação, a inovação e o espírito empresarial nas ICC? Mais particularmente, como melhorar o acesso aos serviços TIC em/para as actividades culturais e criativas e como melhorar a utilização dos seus conteúdos culturais? Como podem as TIC tornar-se forças motrizes para novos modelos de actividade em algumas ICC?
- Como promover parcerias entre as escolas de arte e design e as empresas, como forma de promover a incubação, a criação de novas empresas e o espírito empresarial, bem como o desenvolvimento de cibercompetências?
- Como pode a «tutoria por pares» nas ICC ser incentivada a nível da União Europeia?
- Como estimular o investimento privado e melhorar o acesso das ICC ao financiamento?
Existe valor acrescentado para que os instrumentos financeiros a nível da UE apoiem e complementem os esforços feitos aos níveis nacional e regional? Em caso afirmativo, como?
- Como melhorar o acesso ao investimento das empresas das ICC? Que medidas específicas podem ser tomadas e a que nível (regional, nacional, europeu)?
- Como reforçar a integração das ICC no desenvolvimento estratégico regional/local?
- Que ferramentas e que parcerias são necessárias para uma abordagem integrada?
- Quais os novos instrumentos que devem ser mobilizados para promover a diversidade cultural através da mobilidade das obras culturais e criativas, dos artistas e dos profissionais da cultura, dentro e fora da União Europeia? Em que medida podem a mobilidade virtual e o acesso em linha contribuir para esses objectivos?
- Que instrumentos devem ser previstos ou reforçados a nível da UE para promover a cooperação, o intercâmbio e as trocas comerciais entre as ICC da UE e os países terceiros?
- Como acelerar os efeitos positivos das ICC nas outras indústrias e na sociedade em geral? Como se podem desenvolver e pôr em prática mecanismos eficazes para essa divulgação de conhecimentos?
- Como promover «parcerias criativas» entre as ICC e os estabelecimentos de ensino/empresas/administrações públicas?
- Como apoiar uma melhor utilização dos actuais intermediários e o desenvolvimento de uma vasta gama de intermediários que actuem como interface entre as comunidades artísticas e criativas e as ICC, por um lado, e as instituições de ensino/empresas e órgãos da administração pública, por outro?


O LIVRO VERDE pode ser lido na íntegra aqui.

#

Sem comentários: