sexta-feira, 11 de junho de 2010

Outros 'alertas'

«(...) Acha que o Governo devia financiar a formação de bailarinos fora dos Açores?
Não. Os bailarinos podem ser formados cá. Acho que se devia financiar mais a companhia de dança, mas não apenas o Governo. A Câmara Municipal também não financia. Falam apenas do Governo, mas as Câmaras Municipais também existem. (...)» *
Pelo menos num ponto não estou de acordo com a Milagres Paz, naquele em que diz que os bailarinos podem ser formados localmente. Podem, é óbvio. Mas essa é uma decisão que cabe a cada indivíduo assumir. Compreendo mas parece-me redutor.

No âmbito dos apoios, o Governo faz a sua parte mas não é possível apoiar tudo e todos na sua plenitude e na mesma proporção. A comparticipação pública, na dimensão cultural como em outras, devia ou deve ser repartida pelos vários poderes públicos (e privados). E isso nem sempre acontece ou não é efectuado com a magnitude desejada.

Esta entrada vem a propósito de um alerta sobre os apoios à cultura nas ilhas e que na sua génese não faz a necessária distrinça entre as entidades visadas, nomeadamente, municípios e governo regional. E isso assume toda a importância, na medida em que pode ser mal interpretada por quem a lê e por quem dá a notícia. Se bem que isso, para alguns, é o que menos importa...

* Entrevista da bailarina/coreógrafa Milagres Paz na edição de 03 Jun'10 do Correio dos Açores (infelizmente não disponível online)

#

Sem comentários: