terça-feira, 29 de junho de 2010

Barracada


A propósito do 'Estádio do Mundial' instalado em pleno coração da cidade de Ponta Delgada, nas Portas da Cidade - no seu ponto mais emblemático (a continuar assim não sabemos) - há quem, justamente, se indigne e há, por outro lado, quem concorde com a iniciativa, pelo seu 'cariz popular'.

Os fins nem sempre justificam os meios. E animar o centro histórico é um desejo partilhado por todos, acredito. Questionar o que se faz é que não. Isso não é lá muito, vá lá, democrático, segundo a urdidura do município. São as "vozes do costume", dizem. Instalar um campo da bola, com bancada a condizer e um ecrã, do outro lado da rua, onde não faltam a máquina de cerveja e os respectivos matraquilhos. Isso sim. E até pode passar a ser tradição. Como outras manifestações que agora são e que antes, sabemos lá como e porquê, não eram mas que por artes, que só a animação sabe recriar, passaram a sê-lo.

Ali não, diria eu. Outros locais podiam acolher melhor a iniciativa sem manchar a paisagem. O Largo de São João, por exemplo, onde pouco ou nada lá a CMPD faz, o Campo Mártires da Pátria, como já li algures e que pouca visibilidade tem, o Campo de São Francisco, que pela adulteração a que foi sujeito não daria pela 'diferença' ou o requalificado Relvão. Mas não. Nas Portas da Cidade é que é. Se ao menos a estrutura de acolhimento tivesse sido edificada com alguma dignidade. Mas também não. O que lá está não honra a cidade e o Património que a sustenta. Acho até que a estátua de Gonçalo Velho está ali a mais. Mas isso pode ser apenas impressão minha. Ou má vontade nas aleivosias de outros.

Esta é mais uma prova de que a intenção era boa mas a fórmula encontrada não foi a melhor. Não assumir o 'desacerto' é caturrice. Tudo o resto é demagogia e populismo.

#

3 comentários:

redboysonfire@sapo.pt disse...

o que é que o nosso Governo tem vindo a fazer em pról dos Açoreanos e de todos os que nos visitem a respeito de diversão em Ponta Delgada, o Teatro Micaelense!!! as Portas do Mar!!!

JNAS disse...

Há um DiKtat no vosso PS. Está cada vez mais parecido com um partido de pensamento único ! Esta temática tem consumido tudo o que é vip do PS ! Tenham piedade mudem de assunto que este já enjoa.
JNAS

Rui Rebelo Gamboa disse...

o que se retira deste texto é que será necessário re-educar aquela gente que toda foi para o mini-estádio. segundo este texto são uns energúmenos, que nem deviam sair de casa.